Salvador-BA: Marmuthe palestra em encontro nordestino de jovens com Síndrome de Down

Marmuthe, que está em seu quarto mandato na Câmara Municipal de João Pessoa, tem sido uma voz incansável na luta por direitos e políticas públicas voltadas às pessoas com Trissomia 21

Atendendo ao convite da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), por meio da sua Diretoria Regional Nordeste, o vereador licenciado e secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, Marmuthe Cavalcanti, participa do “3º Encontro Presencial dos Autodefensores da Região Nordeste”, que ocorre de 1º a 4 de maio, na cidade de Salvador. Na ocasião, estarão presentes representantes de diversas cidades nordestinas, como: Natal (RN), Recife (PE), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Salvador (BA) e Vitória da Conquista (BA).

Marmuthe, que está em seu quarto mandato na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), tem sido uma voz incansável na luta por direitos e políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e Síndrome de Down (Trissomia 21 ou T21). Sua atuação parlamentar é marcada por leis, projetos e iniciativas que promovem acessibilidade, inclusão e oportunidades para essa parcela da população. Mas seu compromisso vai além da política, pois é um compromisso de vida, baseado na vivência e compreensão das dificuldades que as famílias enfrentam diariamente, pois também é pai de uma menina com Trissomia 21.

“A nossa luta em prol deste segmento tem sido reconhecida e se tornado referência para outros parlamentares e casas legislativas. E até nos proporcionou, este ano, discursar na sede internacional da ONU, em Genebra, na Suíça, defendendo a inclusão e garantia de direitos para as pessoas com T21. Em João Pessoa, já temos oito leis de nossa autoria beneficiando as pessoas com Síndrome de Down, além de projetos e emendas parlamentares que tem proporcionado mais qualidade de vida, respeito e cidadania. E a luta continua, pois queremos ir mais longe e fazer ainda mais”, disse Marmuthe.

Leis Municipais – Como membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara de João Pessoa, Marmuthe criou a Lei 13.327/2016, que instituiu o Cadastro Municipal de Pessoas com Síndrome de Down; Lei 1.879/2017, que obriga os estabelecimentos de ensino a garantir material adaptado e atendimento educacional especializado para os alunos com Down; Lei 14.617/2022, que garante atendimento prioritário às pessoas com Síndrome de Down em todas as entidades e empresas privadas de João Pessoa, a partir da inclusão do símbolo mundial da Síndrome em todas as placas de atendimento ao público e vagas de estacionamento desses locais; Lei 15.120/2024, criando a Carteira de Identificação da Pessoa com Síndrome de Down do Município de João Pessoa, com a finalidade de garantir a atenção integral, prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados; entre outras leis, projetos e emendas: http://x.gd/Bl2cB.

“Ao longo dos anos, avançamos muito no debate sobre inclusão e garantia de direitos para as pessoas com Síndrome de Down, mas ainda há muito a ser feito. Legislações têm sido criadas, mas a implementação nem sempre acompanha o ritmo das necessidades reais. Ainda falta apoio para muitas famílias, capacitação e ampliação do número de profissionais para atender o segmento, além de uma maior sensibilização da sociedade para eliminar preconceitos e o capacitismo em relação a este grupo. Por isso, encontros como este, com os autodefensores, são tão importantes, para que possamos dialogar e construir novas possibilidades de inclusão escolar, empregabilidade, moradia independente, direitos humanos, comunicação, entre outros temas”, concluiu Marmuthe.

Seja o primeiro a comentar on "Salvador-BA: Marmuthe palestra em encontro nordestino de jovens com Síndrome de Down"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*