Governo e Prefeituras reforçam alertas de inundações e enchentes em 446 municípios
Da Redação
Em meio às intensas chuvas que voltaram a castigar diversas regiões do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre, a Defesa Civil estadual emitiu novos alertas para que a população busque áreas seguras. Com risco de inundação severa em vales como os do Taquari e Caí, a população é orientada a sair de forma ordenada e antecipada das áreas de risco.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, alertou que os rios Taquari, Jacuí, dos Sinos e Caí devem voltar a ter elevação de nível, enquanto o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, fez um apelo para que as pessoas que voltaram para casa após o recuo das águas deixem novamente os locais suscetíveis a alagamentos.
Até o momento, 76.399 pessoas foram resgatadas e 10.555 animais salvos em 446 municípios afetados. O Lago Guaíba em Porto Alegre e a Laguna dos Patos ao sul apresentam níveis bem elevados e tendência de aumento significativo nas áreas costeiras.
A Defesa Civil alerta as pessoas afetadas pelas cheias a não atravessar áreas alagadas a pé ou de carro e recomenda que busquem informações com a Defesa Civil local e, em caso de emergência, ligue para os números de emergência.
Segundo os dados oficiais, a tragédia já causou 143 mortes, com 131 pessoas desaparecidas e 537.380 desalojadas. Ao todo, 81.285 encontram-se em abrigos temporários espalhados pelo estado.
Seja o primeiro a comentar on "Rio Grande do Sul em alerta: Defesa Civil recomenda busca por áreas seguras com retorno das chuvas"