Erro na contagem de votos causa modificação na classificação
Da Redação
João Pessoa, 24 de outubro de 2023 – A Comissão Especial do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa concluiu nesta segunda-feira (23) a recontagem dos votos da eleição para conselheiros tutelares. A nova apuração resultou em uma alteração na ordem de classificação dos eleitos do Conselho Tutelar Norte.
O promotor de Justiça Alley Escorel, que atua na defesa da criança e do adolescente na cidade, explicou que ocorreu um erro na contagem dos votos da candidata Rosana Maria Pereira em uma urna. Na recontagem, ela teve 42 votos a menos, saindo do 4º lugar para o 6º lugar e ficando como primeira suplente.
Por outro lado, o candidato Renato Lucena, que estava na primeira suplência, subiu para o 5º lugar, tornando-se um dos titulares.
De acordo com o promotor, o erro ocorreu devido a uma falha humana na reprodução dos votos de um candidato para a candidata Rosana. Apesar do uso de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral, a totalização dos votos para a eleição do conselho tutelar não é feita no programa oficial para computação dos resultados, sendo realizada manualmente a partir dos boletins de urna (BU) impressos ao final da votação.
As eleições para conselheiros tutelares ocorreram em 1º de outubro, e foram eleitos 35 representantes para sete conselhos na capital paraibana. A recontagem dos votos teve início em 20 de outubro.
Lista dos eleitos na Região Norte após recontagem:
- Raquel Batista Feitosa Ruffo – 1343 votos
- Jairo Pessoa Costa – 1165 votos
- Silvania Cavalcanti de Almeida – 1139 votos
- Sergio de Lima Lucena – 995 votos
- Renato Sousa de Lucena – 970 votos
As listas de eleitos das demais regiões permanecem inalteradas.
Seja o primeiro a comentar on "Recontagem altera classificação de eleitos no Conselho Tutelar de João Pessoa"