Tomar sol, aproveitar o tempo em casa e fazer exercícios estão entre as recomendações do Freeletics
Manter-se positivo e motivado pode ser difícil, especialmente diante dos meses desafiadores que o mundo todo tem enfrentado – e que provocaram impactos psicológicos e emocionais em muitas pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira sofre de ansiedade, e 5,8% lida com a depressão, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Para Liora Bels, especialista em bem-estar do Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida com uso de inteligência artificial, cuidar da saúde mental e da forma física pode ser uma opção para lidar com momentos difíceis. “Você fica mais saudável quando está mais feliz, mas nem sempre é fácil manter a positividade, principalmente agora. Às vezes, é preciso um pouco de esforço e autocuidado para desbloquear esses sentimentos”, explica.
“Fazer pequenas alterações ao longo do tempo é o segredo, pois temos uma probabilidade muito maior de formar alguns hábitos de autocuidado que sejam positivos e duradouros. Isso ocorre porque pequenas mudanças são muito mais fáceis de implementar do que mudanças drásticas. E essas adaptações podem ajudar a lidar com momentos como o que estamos vivendo”, completa.
Com o objetivo de ajudar a aliviar a tensão e trazer equilíbrio ao dia a dia, a especialista do Freeletics listou algumas estratégias para lidar com momentos desafiadores de maneira mais positiva e tranquila.
1) Encontre prazer em atividades cotidianas
“Pense no café, por exemplo. Você toma uma xícara de tempos em tempos para se manter acordado. Mas e se você transformasse essa atividade diária, que geralmente passa despercebida, em um momento de alegria? E se você aproveitasse esse tempo para realmente saboreá-lo?”, pontua Liora. “Encontre um lugar confortável com uma boa vista para se sentar e dedique algum tempo a realmente aproveitá-lo. Sinta o cheiro, o gosto”, explica. E a especialista indica: isso vale para outras atividades cotidianas: prepare um almoço incrível, escolha um caminho diferente para voltar do mercado. “Dedique um pouco mais de tempo às pequenas coisas da vida e veja o grande impacto que isso terá”, destaca.
2) Tome sol
Não há dúvidas de que o sol pode nos manter saudáveis, mas existem alguns benefícios importantes que a luz natural ao ar livre oferece, como vitamina D suplementar, bom humor, sono de melhor qualidade e diminuição da pressão sanguínea.
“Quando um indivíduo não recebe luz solar suficiente durante o dia, isso pode alterar seu ritmo circadiano (nosso relógio biológico que regula nosso sono), levando ao transtorno de humor”, explica a especialista. A recomendação é receber uma dose diária de luz solar. “Especialmente treinar ao ar livre, se possível, pode ajudar a garantir que seu humor permaneça estável e que seu corpo fique em uma condição que promova sua felicidade. 30 minutos por dia ao sol, se possível, é a quantidade ideal. Não precisa estar necessariamente com luz direta em todos os momentos; apenas estando ao ar livre, mesmo em um dia nublado, já pode ser suficiente”, destaca.
3) Aproveite os fins de semana, mesmo em casa
Para Liora, os fins de semana devem ser aproveitados, mesmo em casa, durante o isolamento social. “Levante cedo, faça uma caminhada em seu bairro. Teste uma nova receita. Veja uma série nova. É sua hora de descansar, aproveite-a ao máximo”, completa.
4) Faça exercícios
A especialista alerta: para se sentir otimista, feliz e saudável instantaneamente, não há nada melhor do que o esporte. “É simples assim. Um jeito de liberar o estresse, esquecer o estresse da vida cotidiana. No momento em que você treina, você não pensa em mais nada, não tem limites e está focado. Depois de treinar você sente um sentimento único, sorri sozinho, canta no chuveiro. Você se sente bem e isso é visível”, conclui.
Treino em casa
Para ajudar aqueles que querem se exercitar em casa e manter o corpo em movimento, o Freeletics elaborou quatro opções de treinos rápidos e descomplicados, que envolvem core, bíceps e o corpo inteiro.
15 min – Core:
4 rodadas
Crunches reversos (Reverse crunches) – 30s
Suporte lateral da prancha (Side plank hold) – 30s
Descanso – 30s
Abdominais (Dead bug) – 30 s
Pranchas de ombro (Plank shoulder taps) – 30s
Descanso – 60s
15 min – Bíceps:
5 rodadas de 4 elevações, seguidas por 8 puxões com faixas, com 2-3 min de descanso entre as séries.
25 min – Corpo inteiro:
3 rodadas
Saltos (Jumping jacks) – 60s
Flexões diamante (Diamond pushups) – 30s
Agachamento dividido elevado (Elevated split squat) – 30s/perna
Voador invertido (Lying elbow reverse flies) – 30s
Hollow hold – 15s
Descanso – 45s
Saltos (Skipping jumps) – 60s
Flexões (Decline pushups) – 30s
Investidas laterais (Side lunges) – 30s
Superman/Arco – 30s
Abdominal crunch reverso (Corkscrew reverse crunches) – 30s
Descanso – 60s
35-40 – Corpo inteiro:
5 rodadas
Patinação de velocidade (Speed skaters) – 30s
Agachamento encostado na parede (Wall sits) – 60s
Linha dobrada com faixas (Banded bent-row) – 30s
Extensão traseira (Back extension) – 30s
Descanso – 30s
Flexões – 30s
Suporte de mão (Handstand hold) – 30s
Crunches – 30s
Torção da prancha lateral alta (High side plank twist H30) – 30s/lado
Descanso – 60s
Seja o primeiro a comentar on "Quatro estratégias que ajudam na saúde mental"