Objetivo de criar, mobilizar e capacitar a rede de inovação das mulheres agricultoras familiares desses territórios
O diretor de Gestão de Pessoas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Lenildo Morais (foto), participou nesta sexta-feira (15), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina, de uma reunião para definir as estratégias de execução do projeto que irá capacitar mulheres do campo de 85 municípios, em cinco territórios da Paraíba e de Pernambuco. O projeto foi assinado pelo presidente da Conab, Edegar Pretto, no dia 28 de dezembro de 2023.
Com o objetivo de criar, mobilizar e capacitar a rede de inovação das mulheres agricultoras familiares desses territórios, as ações de fortalecimento e governança das organizações sociais produtivas serão prioridades do projeto.
Para o diretor, o projeto cria uma perspectiva de inovação e fortalecimento da agricultura familiar de dois estados do Nordeste. “É uma satisfação criarmos essa rede de inovação da agricultura familiar de dois estados e trabalharmos com público específico, que são as mulheres do campo, pois elas poderão se organizar junto a universidade e comercializar seus produtos”, destacou.
O reitor da Univasf, Anderson Armstrong, falou sobre a importância do projeto para o fortalecimento das ações da Conab. “Esse primeiro momento do projeto traz o aprimoramento do que celebramos da criação dessa rede de inovação e capacitação para cinco territórios e 85 municípios. O nosso papel aqui na Universidade é fortalecer as ações da Conab no âmbito desse projeto”, disse.
Ao longo de dois anos de projeto, serão fortalecidas as ações de programas de abastecimento, compras governamentais, distribuição de alimentos, mercados que visem a soberania, a segurança alimentar e nutricional de produtos originários de cadeias produtivas nos territórios rurais do Cariri Ocidental, Médio Sertão, Serra do Teixeira e Vale do Piancó, na Paraíba, e no território do Sertão do Pajeú, em Pernambuco.
Seja o primeiro a comentar on "Projeto entre Conab e Univasf contempla mulheres do campo de 85 municípios na Paraíba e em Pernambuco"