Projeto de humanização na Maternidade Frei Damião realiza sonho de paciente do sertão em conhecer o mar

O projeto “O que te faz bem?” proporcionou a uma paciente a oportunidade de conhecer o mar pela primeira vez, fortalecendo a confiança dos pacientes na unidade e enfatizando o cuidado humanizado

Da Redação

João Pessoa, 28 de janeiro de 2024 – A Maternidade Frei Damião, uma unidade integrante da rede estadual de saúde, está realizando o projeto “O que te faz bem?” com o objetivo de fortalecer a confiança dos pacientes na unidade e enfatizar o cuidado humanizado. O projeto direciona o cuidado para cada paciente como um indivíduo com necessidades e desejos específicos.

Uma das ações do projeto contemplou Cláudia Ferreira, residente do município de Monteiro, que pôde realizar um sonho: conhecer o mar. Cláudia foi encaminhada para a Maternidade Frei Damião em 26 de dezembro devido a um trabalho de parto prematuro quando estava com apenas 26 semanas de gestação. Seu bebê, Antônio Emmanuel, nasceu no dia seguinte e desde então ela acompanha a evolução do filho, que está internado na UTI Neonatal da maternidade.

Apesar de seus 26 anos de vida, Cláudia nunca teve a oportunidade de conhecer o mar. Ela compartilhou esse desejo com outras mães que estavam no alojamento extensão, um espaço para mães que acompanham os bebês das unidades neonatais. A coordenadora-geral de enfermagem da Maternidade Frei Damião, Mayra Melo, uma das responsáveis pelo projeto de humanização, ficou sabendo do desejo de Cláudia e decidiu realizar seu sonho.

O projeto “O que te faz bem?” promove atividades lúdicas para as pacientes e suas mães, que estão no alojamento extensão. A coordenadora Mayra organizou a realização do sonho de Cláudia e outras mães se juntaram ao passeio. O que era para ser a realização do sonho de Cláudia se transformou em um momento de lazer para todas elas.

A diretora-geral da maternidade, Marcela Tárcia, destacou que o projeto trabalha o bem-estar dos pacientes e seus familiares, promovendo momentos de relaxamento e lazer, com foco nas necessidades e desejos de cada um. A ação proporcionou a Cláudia a oportunidade de sentir a brisa do mar, o calor do sol e até mesmo arriscar um mergulho.

Claudia voltou para a maternidade com as energias renovadas para continuar acompanhando o filho em sua trajetória na UTI Neonatal. Ela expressou sua gratidão pelo SUS humanizado, eficiente e voltado para um cuidado direcionado, e expressou o desejo de poder voltar à praia com sua família no futuro.

A Maternidade Frei Damião tem investido em estratégias para proporcionar uma experiência mais acolhedora aos pacientes e seus familiares, promovendo o cuidado em saúde e a confiança na unidade. Ações como essa são realizadas diariamente na rotina da maternidade, transformando a experiência dos usuários e enfatizando a importância das pessoas como seres únicos com sonhos e desejos.

Seja o primeiro a comentar on "Projeto de humanização na Maternidade Frei Damião realiza sonho de paciente do sertão em conhecer o mar"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*