Programa ‘Esporte pela Educação’ beneficia mais de 1200 pessoas em João Pessoa

(Foto: Kleide Teixeira)

Projeto da Prefeitura de João Pessoa oferece aulas gratuitas de natação e hidroginástica para mais de 1.200 alunos

João Pessoa, 24 de junho de 2024 – Todas as terças e quintas-feiras, faça chuva ou faça sol, as piscinas do Centro Administrativo Municipal (CAM) em Água Fria se enchem de vida com as aulas de natação e hidroginástica. As atividades são parte do programa ‘Esporte pela Educação’, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP), beneficiando mais de 1.200 alunos. Além da natação e hidroginástica, o projeto oferece modalidades como judô, ginástica rítmica, basquete, futsal e bocha paralímpica.

Gorete de Medeiros, de 73 anos, e sua neta Sara Heloisa, de 11 anos, são exemplos de dedicação. Gorete, que sofria de dores no joelho, encontrou alívio nas aulas de hidroginástica. “Comecei a fazer hidro e meu joelho melhorou muito. Eu venho duas vezes por semana, faça chuva ou sol. Eu não deixo de vir, porque me faz um bem danado”, compartilha. Sara, que sofre de escoliose, também encontrou na natação uma melhora significativa em sua condição. “Minha coluna ficou mais reta depois da natação. Eu amo as aulas e só perco quando estou doente”, diz a jovem nadadora.

Os primos Walysson e Michel, ambos de 12 anos, começaram no programa este ano e são levados pela avó, dona Severina Araújo. Mesmo com uma ausência forçada, devido a uma viagem de dona Severina, os meninos demonstraram a importância das aulas ao ficarem tristes por perderem a entrega de medalhas.

Benefícios da prática esportiva

Martinho Jorge, educador físico do programa, destaca que muitos alunos têm seu primeiro contato com o esporte através do projeto. “Eles chegam tímidos, mas ganham autoconfiança e segurança ao longo do semestre. Além do condicionamento físico, há uma grande melhora na socialização e nas habilidades sociais”, explica Martinho.

Rita de Cássia Araújo, que ministra as aulas de hidroginástica, enfatiza a importância da socialização, especialmente entre idosos. “Muitos alunos chegam com dificuldades de locomoção, problemas articulares e até com próteses. A hidroginástica ajuda na mobilidade, controle das taxas de glicemia e hipertensão, e na recuperação geral. Além disso, proporciona um espaço de diversão e novas amizades”, afirma Rita.

Como participar

Theodan Stephenson, diretor da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar de João Pessoa (Defise), explica que as inscrições para o programa ‘Esporte pela Educação’ são abertas anualmente em janeiro. “As vagas são prioritariamente destinadas aos alunos da Rede Municipal de Ensino. As vagas remanescentes são oferecidas para alunos da rede estadual e, por fim, para o público em geral”, detalha Stephenson.

Atividades do programa

Nas segundas, quartas e sextas-feiras, são realizadas atividades de quadra como judô, futsal, ginástica rítmica, basquete e bocha paralímpica. Já nas terças e quintas, as piscinas do CAM são dedicadas à natação e hidroginástica, proporcionando aos participantes um ambiente saudável e inclusivo para a prática esportiva.

Seja o primeiro a comentar on "Programa ‘Esporte pela Educação’ beneficia mais de 1200 pessoas em João Pessoa"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*