Professores da Universidade Federal da Paraíba decidem entrar em greve a partir de segunda-Feira

Em assembleia realizada no Centro de Vivências, 147 professores votaram a favor da greve, que é motivada por reivindicações salariais e inicia no dia 3 de junho

Da Redação

Professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) votaram pela deflagração de uma greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de junho. A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada nesta quarta-feira (29) no Centro de Vivências da universidade, em João Pessoa, onde 147 votos foram a favor da paralisação e 23 contra.

Os docentes planejam instalar o comando de greve na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB) na mesma data do início da greve. O movimento grevista surge em resposta à proposta de reajuste salarial oferecida pelo governo federal, considerada insuficiente pela categoria. O governo propõe um aumento de 9% em 2025 e de 3,5% em 2026, enquanto os professores reivindicam um ajuste de 22,71% para recuperar as perdas acumuladas desde 2016. Este aumento solicitado seria distribuído como 7,06% em 2024, 9% em janeiro de 2025 e 5,16% em maio de 2026.

Além disso, os sindicatos nacionais que representam os docentes estão programados para se reunir novamente com a categoria na próxima segunda-feira (3) para uma nova rodada de negociações, na esperança de avançar nas discussões e alcançar um acordo que evite a greve. A situação na UFPB é um reflexo de um descontentamento mais amplo entre os profissionais de educação em relação às políticas salariais atuais do governo.

Seja o primeiro a comentar on "Professores da Universidade Federal da Paraíba decidem entrar em greve a partir de segunda-Feira"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*