Macapá (AP) – O presidente do Sistema Fecomércio Amapá, Eliezir Viterbino, foi empossado como presidente da Agência Amapá de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá), uma autarquia criada pelo Governo no Estado a partir da fusão da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) com a Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap). A cerimônia de posse aconteceu nesta sexta-feira, 14, no Palácio do Setentrião e contou com a presença de autoridades e representantes de entidades do comércio de bens, serviços, turismo e indústria.
A Agência vem para, entre outras orientações, planejar, executar e controlar as ações do Estado referentes aos setores produtivos, com foco à promoção e o fomento do comércio e serviços, indústria, petróleo, bio e agroindústria, pesca e outros segmentos. A autarquia atuará ainda na geração de emprego e renda com base no desenvolvimento sustentável, e também, no suporte a assuntos internacionais e de cunho estratégico para os segmentos de atuação.
Em seu discurso, Eliezir Viterbino disse que o Estado possui um ambiente favorável, com uma relação direta com o setor econômico, o qual também será um dos responsáveis pelas ações da Agência Amapá. “Desenvolvimento não é apenas a melhoria de indicadores econômicos como o PIB e a renda per capita. Desenvolvimento é uma missão que temos junto ao Estado. Criar empregos, melhorar a renda das famílias, incluir cada cidadão na sociedade, isso é desenvolvimento e ele está, portanto, focado nas pessoas”, afirmou.
Ao final, Viterbino agradeceu aos empreendedores por todo apoio que teve, destacando que esta é uma oportunidade única de colaboração para o desenvolvimento do Estado. O presidente agradeceu, também, a equipe do Sistema Fecomércio Amapá, que aceitaram a missão de servir aos comerciantes, comerciários e a sociedade amapaense.
Para o governador do Amapá, a escolha do presidente do Sistema Fecomércio Amapá para assumir o novo órgão se deu através do plano de governo e de uma promessa de campanha, feita quando ele ainda pleiteava o cargo. “Quando montamos nosso plano de governo, a criação da Agência Amapá já estava prevista. Mas queríamos que a gestão fosse feita por algum empreendedor, pois ele, diferente de um funcionário público, conhece a dinâmica do comércio e a forma de aproximação com os demais empreendedores”, disse.
“Através do presidente Viterbino, queremos que o governo seja mais próximo do empresariado local”, concluiu.
Seja o primeiro a comentar on "Presidente do Sistema Fecomércio Amapá assume presidência da Agência Amapá"