Prefeitura de João Pessoa inicia Censo 2023 para população em situação de rua

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania deu início ao levantamento de dados sobre a população em situação de rua na capital, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba

João Pessoa, 22 de agosto de 2023 – A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), começou nesta segunda-feira (21) o Censo 2023 para coletar informações sobre a população em situação de rua na capital paraibana. A realização do Censo envolve as equipes dos Serviços Socioassistenciais da Diretoria de Assistência Social, em colaboração com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Nesse primeiro dia, as equipes visitaram bairros como Cuiá, Gervásio Maia, Gramame, Colinas do Sul, Grotão, Geisel, Valentina, Bancários e Castelo Branco. A ação está programada para ocorrer até o dia 1º de setembro, abrangendo os principais territórios onde foram identificados casos de pessoas em situação de rua na cidade. O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha, explicou o objetivo do Censo:

“No questionário, vamos traçar o perfil dessas pessoas, como o nome, idade, cidade de origem, o que as levou a estar na rua, se estudam ou têm vontade de estudar, se fazem uso de drogas, entre outras perguntas. Nossa finalidade é conhecer melhor esse público e orientar as políticas públicas do município”, destacou.

Os locais mapeados para visitação incluem a Praça do Bispo, áreas próximas à Energisa, Avenida Josefa Taveira, áreas próximas ao Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM), Mercado Público de Mangabeira e ruas adjacentes, Praça Cristo Rei, Mercado Central de João Pessoa, áreas próximas à Funad, região do Hospital de Trauma e áreas próximas à praia, entre outros.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desempenhou um papel importante ao capacitar os profissionais da assistência social envolvidos na ação por meio de treinamentos para capacitá-los como recenseadores. Além disso, a equipe contou com a colaboração do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad) de João Pessoa. O Censo visa fornecer uma base sólida de informações para direcionar as políticas e intervenções voltadas para a população em situação de rua na cidade.

Seja o primeiro a comentar on "Prefeitura de João Pessoa inicia Censo 2023 para população em situação de rua"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*