Esse estudo analisa a sub-superfície aquática e terrestre dos açudes
Da Redação
Campina Grande, 5 de janeiro de 2024 – A Secretaria de Obras de Campina Grande deu início, na quarta-feira (03), a um estudo preliminar utilizando técnicas de batimetria e topografia nos Açudes Velho e Bodocongó. Esse levantamento tem como objetivo analisar tanto a sub-superfície aquática quanto a terrestre dos reservatórios, buscando determinar suas profundidades reais. Os resultados desse estudo serão fundamentais para guiar as próximas etapas, que incluem a dragagem, limpeza e instalação de dispositivos para direcionamento do fluxo de água para tratamento.
O secretário de Obras de Campina Grande, Joab Machado, enfatizou que esse estudo complementa o projeto de despoluição e aumento da capacidade de armazenamento dos açudes Velho e Bodocongó. O objetivo é devolver à cidade espaços limpos que possam ser utilizados pela população para atividades físicas e de lazer.
Essa tecnologia de batimetria e topografia proporciona dados precisos sobre a profundidade, topografia, capacidade e volume da massa de água. Utilizando uma fonte emissora de sinais acústicos e um computador GPS, a medição calcula a emissão e retorno dos sinais, convertendo-os em informações eletrônicas sobre a profundidade em pontos específicos.
O estudo no Açude Velho está programado para ser finalizado nesta sexta-feira (05), enquanto a equipe técnica dará início ao estudo no Açude de Bodocongó, com previsão de conclusão para a próxima semana
Seja o primeiro a comentar on "Prefeitura de Campina Grande inicia estudo para revitalização dos açudes Velho e Bodocongó"