Planejamento operacional para o Carnaval 2025 define medidas de segurança na capital paraibana

O plano coordenado pela Secretaria da Segurança e Defesa Social da Paraíba estabelece a mobilização integrada de forças de segurança, monitoramento tecnológico e patrulhamento aéreo

O período de prévias e Carnaval da capital paraibana terá início na próxima sexta-feira (14) com o desfile de bloco na Via Folia. Nesta terça-feira (11), foi lançado o planejamento operacional para os festejos carnavalescos de 2025 em toda a Paraíba, que abrange, entre outros, o Folia de Rua e o Carnaval Tradição.

A operação será coordenada pela Secretaria da Segurança e Defesa Social da Paraíba (Sesds) e contará com efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e outros órgãos municipais, como a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), a Guarda Civil Metropolitana e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).

A Prefeitura de João Pessoa confirmou a parceria com o Governo do Estado para a realização conjunta das ações de segurança durante o projeto “Folia em Sol Maior”. O secretário de Turismo da Capital, Vitor Hugo, e o secretário-executivo, Daniel Rodrigues, ressaltaram que a operação atenderá a todos os participantes dos festejos, incluindo turistas e moradores.

No projeto Via Folia, que ocorrerá na Avenida Epitácio Pessoa, o evento contará com aproximadamente 5 mil foliões nos blocos com trios elétricos e mais de 300 mil pessoas na área externa, com uma estimativa total de mais de 1,5 milhão de participantes. O Bloco Vumbora, comandado pelo cantor Bell Marques, dará início à programação com um percurso de 3 km a ser percorrido em seis horas e deverá gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos.

Entre 14 de fevereiro e 5 de março, o efetivo das forças de segurança atuará com mais de 2,8 mil viaturas. A operação fará uso dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), que contarão com o monitoramento de 1.439 câmeras, das quais 54 estão instaladas na Via Folia e no entorno, além de uma câmera de alta resolução equipada com inteligência artificial. Haverá também patrulhamento aéreo realizado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) e o emprego de 28 drones operados pelas polícias e bombeiros.

Somente na Via Folia, a segurança contará com 667 policiais militares, 470 bombeiros militares e 2.667 policiais civis nos dias de maior movimento. No bloco Muriçocas do Miramar, serão designados 700 policiais militares e 100 bombeiros militares. O percurso contará com delegacias móveis e o reforço de unidades especializadas, como as delegacias de Crimes Contra a Pessoa, Crimes Contra o Patrimônio, Repressão ao Crime Organizado e Atendimento à Mulher.

Da Redação

#Carnaval2025 #SegurançaCarnaval #FoliaEmSolMaior #JoãoPessoa #ViaFolia #CarnavalParaíba #OperaçãoDeSegurança #ForçasDeSegurança #CICC #PatrulhamentoAéreo

Seja o primeiro a comentar on "Planejamento operacional para o Carnaval 2025 define medidas de segurança na capital paraibana"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*