Partido Liberal considera nome do deputado paraibano como o mais viável, dependendo do endosso formal de Lira
O PL, maior bancada da Câmara dos Deputados, indicou que pretende apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela presidência da Casa, que sucederá Arthur Lira (PP-AL). No entanto, o apoio formal só deve ser oficializado caso Lira confirme o endosso ao nome do deputado paraibano.
Com 99 deputados, o PL adota uma estratégia de apoiar qualquer candidato que tenha o aval de Lira. Hugo Motta, que vem ganhando força nos últimos dias, é visto como o nome de maior consenso tanto dentro do partido quanto entre seus aliados.
Motta já se encontrou com o ex-presidente Jair Bolsonaro e também participou de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também do Republicanos.
Outros nomes na disputa incluem Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). No entanto, o nome de Elmar Nascimento, inicialmente favorito de Lira, tem enfrentado resistência, enquanto Antonio Brito viu sua candidatura perder força nas últimas semanas.
A decisão final de Arthur Lira sobre qual candidato apoiar deve ser anunciada antes das eleições municipais.
Hugo Motta, de 34 anos, está em seu quarto mandato como deputado federal e é conhecido por sua capacidade de articulação. O parlamentar tem um histórico de atuação em diversas comissões importantes, como a CPI da Petrobras e a Comissão para a Privatização da Eletrobras.
Seja o primeiro a comentar on "PL sinaliza apoio ao paraibano Hugo Motta para sucessão de Arthur Lira na presidência da Câmara"