Por Jonas Valente
A ação contou com a parceria do órgão dos EUA para imigração (ICE, de Immigration and Customs Enforcement), da Interpol e das polícias do Panamá e da República Dominicana. Ela fez parte da terceira etapa da operação que foi batizada como Piratas do Caribe e investiga a atuação de um grupo que vendia auxílio para imigrar ilegalmente nos EUA.
Segundo a PF, os agenciadores ofereciam apoio para pessoas que desejavam entrar clandestinamente nos Estados Unidos. Os interessados iam de avião até as Bahamas, de onde seguiam de barco. Contudo, os envolvidos não avisavam dos riscos da travessia, especialmente ao passar pela região conhecida como Triângulo das Bermudas, famosas por acidentes naturais e desaparecimento de barcos.
De acordo com estimativa da Polícia Federal, a organização criminosa da qual o suspeito fazia parte teria movimentado R$ 25 milhões com os serviços de tentativa de ingresso ilegal nos Estados Unidos. Ainda conforme as investigações, o grupo agenciava 150 pessoas e 30 crianças por ano. Segundo a PF, diversos brasileiros teriam morrido ao tentar entrar clandestinamente por esta rota. Contudo, a assessoria da corporação não informou quantos.
Seja o primeiro a comentar on "PF traz ao Brasil implicado no sumiço de 12 em travessia para EUA"