Acesso não autorizado detectado no Siafi levanta preocupações de desvio de recursos
A Polícia Federal (PF) iniciou uma investigação sobre uma invasão hacker ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do governo do presidente Lula. É através desse sistema que o governo realiza pagamentos, e pode ter havido ordens de pagamento não autorizadas, indicando um possível desvio de fundos públicos.
Essa plataforma é essencial para o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil do governo federal brasileiro. A violação de um dos sistemas mais importantes do governo destaca que no Brasil, apenas as urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são consideradas 100% seguras.
Durante todo o mês de abril, foram detectados acessos não autorizados ao Siafi, levando a uma investigação mais profunda sobre possíveis ordens de pagamento ilegais e suspeitas de desvio de recursos da União.
Segundo o governo, o Siafi é utilizado para registrar todas as atividades financeiras, orçamentárias, patrimoniais e contábeis dos órgãos da Administração Pública Direta federal, das autarquias, fundações e empresas públicas federais, bem como das sociedades de economia mista incluídas no Orçamento Fiscal e/ou da Seguridade Social da União.
Seja o primeiro a comentar on "PF investiga invasão ao Sistema Financeiro do Governo Lula e desvio de dinheiro dos cofres públicos"