Paraíba tem 133 municípios em emergência devido à escassez de chuvas, declara Ministério da Integração

Falta de precipitações leva vasto número de cidades paraibanas a estado crítico, conforme levantamento oficial

Da Redação

A Paraíba enfrenta uma preocupante situação climática, com 133 municípios declarados em estado de emergência pelo Governo Federal, em virtude da ausência de chuvas. Os dados, divulgados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, revelam que 132 cidades sofrem com a estiagem, enquanto uma enfrenta os efeitos da seca. Recentemente, Marizópolis e São José do Bonfim foram os últimos a integrar a lista.

Enquanto isso, apenas Conceição encontra-se em estado de emergência devido às enxurradas ocorridas no mês anterior.

O reconhecimento federal permite que os municípios solicitem recursos para atender às necessidades da população afetada. Principalmente em casos de estiagem e seca, os recursos são destinados principalmente à aquisição de cestas básicas, água e aluguel de caminhões-pipa.

Além do socorro imediato e da assistência às vítimas, o governo federal também repassa recursos para a recuperação de serviços essenciais e a reconstrução de infraestruturas ou moradias danificadas.

Após a análise dos planos de trabalho pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional, com a aprovação, os recursos são liberados por meio de portaria no Diário Oficial da União (DOU).

Seja o primeiro a comentar on "Paraíba tem 133 municípios em emergência devido à escassez de chuvas, declara Ministério da Integração"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*