Paraíba registra aumento alarmante de 100% nos casos de dengue em 2024, causando mortes

Apesar do crescimento nos casos de dengue, houve redução nos casos de zika e aumento moderado de chikungunya

Da Redação

João Pessoa (PB) – O ano de 2024 registrou um aumento alarmante de 100% nos casos de dengue na Paraíba, com 14.789 casos confirmados, em comparação com os 7.208 casos de 2023, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O levantamento foi feito até o 28 de dezembro e integra o Boletim Epidemiológico sobre o cenário das arboviroses no estado.

O aumento expressivo de dengue é um reflexo da propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. No entanto, a Paraíba observou uma redução de 18% nos casos de zika, que passaram de 118 em 2023 para 97 em 2024. Já os casos de chikungunya apresentaram um aumento de 18%, com 1.711 casos registrados este ano, contra 1.449 no ano anterior.

Óbitos
Os números de mortes também acompanharam o crescimento dos casos. Foram 11 óbitos confirmados por dengue, distribuídos entre municípios como Cabedelo, Campina Grande, João Pessoa, entre outros. Outros quatro óbitos estão sob investigação, com casos nos municípios de Bananeiras, Itabaiana, João Pessoa e Monteiro.

Com relação à chikungunya, cinco óbitos foram registrados, um em cada um dos seguintes municípios: Sapé, João Pessoa, Campina Grande, Pirpirituba e Monteiro. Não houve óbitos por zika neste período.

Febre Oropouche
Além das arboviroses tradicionais, o estado também registrou 7 casos confirmados de Febre Oropouche, doença transmitida por mosquitos, com ocorrências nos municípios de Alagoa Nova (4 casos), Campina Grande (2) e João Pessoa (1).

Prevenção
A SES destaca a importância das ações de controle do vetor e reforça a necessidade de mobilização da população para evitar a proliferação do mosquito. A conscientização sobre a eliminação de focos de água parada continua sendo essencial para o controle das doenças.

Seja o primeiro a comentar on "Paraíba registra aumento alarmante de 100% nos casos de dengue em 2024, causando mortes"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*