Estado nordestino oferece ótimas condições para observação do maior evento astronômico em 80 anos
Da Redação
João Pessoa, 14 de outubro de 2023 – Neste sábado (14), a Paraíba se posiciona como um dos melhores estados do Brasil para apreciar o eclipse solar anular devido à sua localização geográfica privilegiada e à forma única como esse evento celeste ocorrerá. A cidade de João Pessoa, em particular, está entre as melhores capitais para presenciar esse espetáculo astronômico.
Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia, destacou que este será o maior evento astronômico do Brasil em 80 anos. Devido à faixa de visibilidade do fenômeno, diferentes lugares e cidades na Paraíba oferecerão condições e durações variadas para a observação do eclipse.
Os locais mais propícios para observar o eclipse são aqueles situados no centro da faixa de visibilidade do “anel de fogo”, como ilustrado na imagem acima. Quanto mais próximo dessa faixa, melhor será a experiência.
O horário de início da observação do eclipse varia de acordo com a região. Por exemplo, nas cidades do Sertão, o eclipse começará por volta das 16h43, enquanto no litoral, a sombra da lua começará a ser percebida às 15h31, e o “anel de fogo” estará visível em sua totalidade às 16h46.
O tempo de duração do eclipse também varia em algumas cidades devido a fatores geográficos. Sousa, no sertão, terá o maior tempo de duração do eclipse central (tempo em que a Lua cobre completamente o disco solar, também conhecido como anularidade), com 4 minutos e 23 segundos. Já Cajazeiras terá o maior tempo de duração do eclipse parcial (tempo em que a região observa o eclipse como um todo, antes do “anel de fogo”), com 2 horas e 56 segundos.
No entanto, os especialistas alertam que a visibilidade não depende apenas da localização, mas também de fatores como a área de observação, a ausência de obstruções como prédios e árvores no horizonte, e as condições climáticas.
O físico Felipe Sérvulo, com base em análises em um software especializado, listou as cidades no interior da Paraíba que oferecem as melhores condições para a observação do eclipse, incluindo Santa Helena, Triunfo, Sousa, e outras.
No litoral, além de João Pessoa, outras cidades também proporcionarão uma ótima visão do eclipse, como Barra de Camaratuba, Barra de Mamanguape e a famosa Praia do Jacaré, em Cabedelo.
Para observar o eclipse com segurança, é altamente recomendável o uso de óculos especiais com filtro solar, que bloqueiam cerca de 99,98% da luz solar. Além disso, filtros específicos podem ser usados em telescópios, lunetas e binóculos. A oftalmologista Michele Cantisani recomenda o uso de vidros de soldador do tipo 14 para proteção ocular adequada.
Aqueles que preferem a visualização indireta podem projetar o eclipse no solo para uma experiência segura e emocionante. É importante lembrar que a observação direta do sol sem a proteção adequada pode causar danos irreversíveis à visão. Portanto, precauções devem ser tomadas para garantir uma observação segura e desfrutar desse raro fenômeno astronômico.
Seja o primeiro a comentar on "Paraíba preparada para o espetáculo do eclipse solar anular; veja os melhores pontos de observação"