Paraíba não deve ser afetada por onda de calor que atingirá outros estados brasileiros

Previsões indicam altas temperaturas na Paraíba com a chegada da primavera, mas estado não deve ser afetado pela onda de calor em outras regiões do Brasil

Da Redação

João Pessoa, 19 de setembro de 2023 – Enquanto algumas regiões do Brasil se preparam para enfrentar uma onda de calor que promete elevar as temperaturas consideravelmente nas próximas semanas, a Paraíba não deve ser afetada por esse fenômeno. No entanto, isso não significa que o estado esteja livre de altas temperaturas com a chegada da primavera.

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), nas áreas do Sertão e Alto Sertão do estado, a temperatura máxima pode atingir os 36ºC. Em outras subdivisões da Paraíba, como o Cariri, as temperaturas podem chegar aos 33ºC, no Agreste e Brejo, aos 29ºC, e no litoral, a previsão é de máximas em torno de 31ºC.

Marle Bandeira explicou que a Paraíba já passou por um período de inverno considerado mais quente do que o usual, com temperaturas 1º a 1,5º acima da média registrada anteriormente. No entanto, com o início da primavera a partir do próximo sábado (23), as altas temperaturas não estão relacionadas à onda de calor que afetará outras regiões do Brasil, e essas temperaturas não são consideradas fora do esperado para a estação.

A onda de calor que se aproxima de algumas regiões do Brasil se deve a uma massa de ar extremamente quente que cobrirá o país. Os estados mais afetados, principalmente do Centro-Oeste e Sudeste, poderão registrar as maiores temperaturas do mês de setembro e até quebrar recordes em alguns locais. No entanto, na Paraíba, o clima deve seguir dentro dos padrões esperados para a primavera.

As previsões indicam que temperaturas em torno de 40ºC serão registradas em estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão. No Nordeste, apenas Bahia, Piauí e Maranhão sofrerão um aumento de temperatura devido à onda de calor.

Seja o primeiro a comentar on "Paraíba não deve ser afetada por onda de calor que atingirá outros estados brasileiros"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*