Paraíba lidera em Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste, aponta pesquisa da UFPB

Gasto público, excelência na pesquisa e capital humano impulsionam o estado paraibano

Segundo um índice desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Paraíba é o estado líder em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na região Nordeste.

A pesquisa utiliza uma escala que varia de 0 (pior resultado) a 1 (melhor resultado), e a Paraíba obteve um índice final de 0,67, o mais elevado entre os nove estados nordestinos.

O índice foi criado como parte da dissertação de mestrado de Débora Abrantes, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB, em colaboração com Gesinaldo Cândido, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Após a Paraíba, o estado do Ceará obteve um índice de 0,64, garantindo a segunda posição. Em seguida, estão Pernambuco (0,60), Rio Grande do Norte (0,58), Bahia (0,55) e Sergipe (0,49), ocupando respectivamente a terceira até a sexta posição no ranking. Na sequência, temos Piauí (0,43), Alagoas (0,41) e Maranhão (0,35), encerrando a lista.

A pesquisa revela que os principais fatores que impulsionam a Paraíba em CT&I são o gasto público, a excelência do sistema de pesquisa e a qualidade do capital humano. Além disso, o estado também se destaca em infraestrutura, investimento empresarial em atividades inovadoras, ocupações e exportações no contexto da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo os pesquisadores, esse desempenho positivo da Paraíba, bem como do Ceará, é resultado da combinação de quatro pilares de estudo: condições estruturais, investimentos, atividades inovadoras e impactos. Esses pilares compõem os critérios que sustentam o índice.

Seja o primeiro a comentar on "Paraíba lidera em Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste, aponta pesquisa da UFPB"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*