Estado alcança 12ª posição nacional destacando-se em Moradia, Nutrição, Cuidados Médicos e Qualidade do Meio Ambiente
Da Redação
A Paraíba foi eleita o segundo estado do Nordeste no ranking de qualidade de vida, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia internacional que avalia o bem-estar da população utilizando dados oficiais. O estado também alcançou a 12ª posição em nível nacional.
O IPS é dividido em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades. Cada uma dessas dimensões é composta por quatro componentes, formando a média final. O levantamento considerou mais de 300 indicadores, refinados até chegar a 52, provenientes de órgãos oficiais e institutos de pesquisa como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Anatel e CadÚnico.
Com uma nota de 60,11, a Paraíba se destacou em vários indicadores:
- Moradia: 92,29
- Nutrição e Cuidados Médicos Básicos: 69,33
- Qualidade do Meio Ambiente: 68,69
- Acesso ao Conhecimento Básico: 65,64
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, destacou que o resultado reflete um sentimento comum entre os paraibanos, mas ressaltou que ainda há muito a ser feito, como lembra o governador João Azevêdo.
O economista Michael Green, um dos responsáveis pelo IPS, comentou que o índice destaca onde estão as maiores necessidades do país e os avanços que podem ser replicados em outras regiões do mundo. “Além disso, o índice estabelece uma linguagem comum para governos, empresas e sociedade civil que permite uma conversa produtiva sobre seus respectivos papéis no combate à pobreza e na construção de sociedades sustentáveis”, afirmou.
Dados nacionais:
O Brasil, no geral, recebeu a nota 61,83 no IPS 2024. A dimensão de necessidades humanas básicas foi a que obteve a melhor pontuação, com 73,58, enquanto a dimensão de oportunidades teve o pior desempenho, com 44,83.
Para mais detalhes, a publicação completa pode ser acessada aqui.
A colocação da Paraíba no IPS destaca os avanços do estado em várias áreas críticas para o bem-estar da população. Apesar dos bons resultados, as autoridades reconhecem que ainda há desafios a serem superados para continuar melhorando a qualidade de vida dos paraibanos.
Seja o primeiro a comentar on "Paraíba é eleita o segundo estado do Nordeste em qualidade de vida pelo Índice de Progresso Social"