Programa acelera tratamento de câncer com primeira cirurgia em paciente do município de Pombal
João Pessoa, 9 de junho de 2024 — O Programa Paraíba Contra o Câncer, uma iniciativa do Governo do Estado para acelerar o tratamento de pacientes oncológicos, realizou sua primeira cirurgia neste sábado (8) em João Pessoa. O procedimento foi realizado em uma paciente de 40 anos, residente do município de Pombal, no Hospital General Edson Ramalho, sob a gestão da PB Saúde.
A paciente, que foi submetida à ressecção de um tumor sugestivo de linfoma, entrou no programa por meio do serviço de Teleoncologia. Ela foi atendida por um enfermeiro navegador e passou por consulta com um especialista em oncohematologia. Todo o processo, desde a entrada na Central de Regulação Estadual até a cirurgia, ocorreu em pouco mais de uma semana. Patrick Almeida, secretário executivo de rede hospitalar, destacou este avanço significativo na saúde pública paraibana.
“A paciente já esperava há meses por atendimento especializado. Em um único dia, conseguimos acolhê-la, realizar a teleconsulta com um especialista e proceder com a cirurgia. Isso representa um grande avanço, pois, anteriormente, a paciente teria enfrentado longas esperas para ser atendida,” afirmou Almeida.
Após a cirurgia, a amostra foi enviada para análise anatomopatológica. Dependendo do resultado, a paciente receberá o estadiamento e tratamento adequados. Todo o processo é coordenado pela Central de Regulação Estadual, com o enfermeiro navegador servindo de elo entre a paciente, sua família e os serviços especializados, garantindo um atendimento integral e eficiente.
O secretário executivo explicou ainda como o novo sistema de regulação otimiza o tempo dos pacientes na rede, proporcionando rapidez no tratamento e, consequentemente, maiores chances de cura.
“No último mês de maio, lançamos a Teleoncologia, através da Central de Regulação Estadual, que acolhe pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer e os encaminha para serviços especializados em uma das três macrorregiões de saúde. Com o Paraíba Contra o Câncer, o paciente não precisa mais se deslocar repetidamente entre os serviços básicos e especializados. Tudo é feito dentro da rede estadual, de forma integrada,” detalhou Almeida.
Sobre a teleoncologia
A Teleoncologia estabelece uma fila única no Programa Paraíba Contra o Câncer e já está operando em todas as macrorregiões de saúde do estado. As equipes especializadas incluem oncologistas clínicos e enfermeiros navegadores, responsáveis por coordenar o acesso dos pacientes aos procedimentos de diagnóstico, estadiamento e tratamento. O programa prevê um investimento anual de R$ 40 milhões, abrangendo custos operacionais, expansão de serviços nos hospitais estaduais, cirurgias, diagnósticos e quimioterapia.
Seja o primeiro a comentar on "Paraíba Contra o Câncer realiza primeira cirurgia em João Pessoa"