Ouvir os clientes fez empresas mudarem e aumentarem faturamento

Franqueadores mostram na prática a importância de ouvir a atender as expectativas do consumidor para o crescimento do negócio

Ouvir clientes, criar soluções, acatar sugestões e melhorias propostas por eles é um desafio para a maioria dos empreendedores. Se antigamente a relação entre cliente e vendedor era muito fria, com o advento da internet e sua evolução, começou a ficar muito mais próxima e a exigência cada vez maior.

Com a facilidade da tecnologia, hoje o cliente pode ajudar as empresas a melhorar alguns aspectos que podem fazer com que o negócio seja mais eficiente, obtenha muito mais sucesso e assim, aumente faturamento e lucratividade.

Para Claudia Del Valle, diretora executiva da Ahoba Viagens, o diálogo é fundamental. Hoje, ela não possui contato frequente com o consumidor final, apenas com seus franqueados mas, para ela isso é bom, pois os franqueados se tornaram um filtro dos clientes da rede. “Quando eu ouço um franqueado, eu estou atendendo com certeza a necessidade de um grande percentual da rede”, comenta.

A Ahoba Viagens é a primeira agência online que oferece parcelamento de viagens através de boleto bancário. Essa possibilidade surgiu a partir da sugestão dos franqueados que sentiram que alguns de seus clientes não possuíam cartão de crédito ou tinham um score muito baixo.

“Nos sites das companhias aéreas só há uma opção de pagamento: cartão de crédito. Com isso, uma boa parte da população não consegue realizar o sonho de viajar. Por isso, nós criamos duas novas formas de pagamento: à vista via depósito bancário e à prazo através de emissão de boletos”, pontua Claudia.

As regras para ter o pacote de viagens parcelados é bem simples. “É necessário que o passageiro dê uma entrada e o restante do saldo pode ser parcelado para até 20 dias antes do embarque. Como medida de segurança os documentos só são entregues para o passageiro após a quitação do contrato”. A empresária afirma que essa modalidade já representa 25% da operação da Ahoba Viagens.

Outra empresa que topou o desafio e atendeu a demanda de seus clientes foi a Mineiro Delivery – rede de comida mineira na caixinha, que comemora a marca de 100 mil box vendidos por mês – depois de realizar mudanças nas embalagens e também nos talheres que são entregues com os pratos, a partir de sugestões feitas pelos consumidores.

As caixinhas ficaram mais reforçadas e aptas a ir ao micro-ondas (esta era uma reclamação dos consumidores que não conseguiam consumir a refeição na hora e precisavam esquentar a comida mais tarde). A outra mudança feita pela empresa – a troca de talheres – que hoje são mais resistentes do que a primeira versão usada pela marca, foi resultado de ouvir os pedidos e comentários no SAC e Redes Sociais da franquia.

Para Dhionatan Paulino, sócio da Mineiro, ouvir e respeitar a opinião dos clientes é importante para expandir o negócio, que já está no mercado há seis anos. “Escutar os clientes é vital para nós, já que a Mineiro foi criada devido à nossa própria experiência como clientes. Nos inspiramos no modelo chinês de box e deu certo. Ouvir nossos clientes para melhorar sempre e entregar um produto com ainda mais qualidade o nosso ideal. Além disso, atitudes simples como essas, impactaram bastante em nossas vendas e nos fizeram bater o recorde de caixinhas vendidas”, finaliza.

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