Por Andréa Dutra
O Brasil precisa mudar a sua cultura. O jeitinho brasileiro está em xeque. Só com uma mudança cultural é possível enfrentar a corrupção.
Se não for desta maneira, fica difícil fazer com que atos de corrupção cheguem ao fim. A Operação Lava Jato é um passo. E não pode parar. Tem que resistir a pressões políticas e até do próprio Judiciário.
Está mais do que claro que não há vinculação política na Lava Jato. Quem diz isso são os mal-intencionados que fogem da cadeia. Ou defendem bandidos ideológicos. As investigações têm que ir até o fim, caia quem caia. Ninguém está acima da lei.
A legislação brasileira ainda tem “buracos” que precisam ser tapados antes de se pensar em um agravamento das penas aplicadas no país para crimes de corrupção.
E o próximo passo para isso já foi dado. O Congresso Brasileiro tem uma oportunidade rara de aprovar mudanças. Entre elas, o projeto de iniciativa popular que ficou conhecido como “10 medidas de combate à corrupção”.
Com mais de 2 milhões de assinaturas, o projeto aguarda o parecer da comissão especial. A comissão foi criada para analisar propostas, que em seguida deverá ser votado pelo plenário da Câmara. A sociedade brasileira precisa ficar atenta a qualquer manobra.
Seja o primeiro a comentar on "OPINIÃO | O fim do jeitinho brasileiro"