Paraíba consolida protagonismo em reunião com governadores de todo o país e consegue a coordenação do bioma caatinga
O Brasil ganhou nesta terça (2) p Consórcio Brasil Verde. É um grande avanço para a nossa Federação. O governador paraibano João Azevêdo participou da Assembleia Geral do Consórcio Brasil Verde. A reunião aprovou o estatuto da entidade.
A reunião virtual contou com a participação de governadores de todas as regiões do país e confirmou a Paraíba na coordenação do bioma caatinga. O Estado mais um a vez ganha protagonismo na política nacional.
O esforço conjunto dos estados será fundamental para a elaboração de um plano de ação que visa enfrentar os desafios relativos ao tema. João Azevêdo considera que a partir desta reunião, o Consórcio passa a existir legalmente, podendo ter representação em qualquer processo de discussão, a exemplo da COP 28, em Dubai.
A importância da Paraíba ter conseguido a coordenação do bioma caatinga é grande e o Estado fará um trabalho para avançar na pauta climática. O Nordeste tem um enorme potencial na geração de energias limpas e a Paraíba dará uma grande contribuição na construção de um desenvolvimento sustentável.
O Consórcio Brasil Verde tem como objetivos formalizar parcerias e troca de experiências através do compartilhamento de boas práticas, promover ações coordenadas entre os estados, empresas e sociedade civil para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e alcançar as metas do Acordo de Paris.
A união dos estados também visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa, garantir proteção e conservação dos biomas brasileiros, realizar ações de valorização da biodiversidade e no desenvolvimento da economia verde, defender o combate ao desmatamento ilegal, promover práticas sustentáveis na agricultura e fortalecer políticas públicas para a preservação ambiental.
Seja o primeiro a comentar on "Opinião: João e o Consórcio Brasil Verde"