OPINIÃO || Em busca do vice perfeito e a reviravolta na aliança Alírio-Izalci

A composição de chapas majoritárias está sendo desenhada pelas principais coligações. Vários movimentos marcam os bastidores da pré-campanha de 2018. Enquanto o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e o ex-deputado Jofran Frejat (PR) buscam o vice perfeito, uma reviravolta está em curso na aliança que tem o deputado federal Izalci Lucas (PSDB) e Alírio Neto (PTB).

Até a semana passada a aposta era Izalci como cabeça de chapa e Alírio na vice. Algumas movimentações apontam que o quadro está prestes a se inverter.

A primeira foi o ultimato do presidente nacional do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson, que condicionou o apoio da legenda ao presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) se os tucanos desistissem da disputa ao Palácio do Buriti e marchassem com Alírio. Caberia a Izalci a vaga de vice-governador na aliança. Se ele não aceitar, sobraria a reeleição à Câmara dos Deputados. Seu substituto seria alguém do segmento evangélico.

Dois outros partidos importantes da coligação concordariam com a nova formação da chapa. O PSD de Rogério Rosso, e o PPS de Cristovam Buarque, não pretendem se opor. Rosso e Cristovam serão candidatos ao Senado.

Nessa nova configuração se negocia que além de Izalci ocupar a vice, o partido indicaria o primeiro suplente de Cristovam. Também existe o acordo de que, sendo reeleito, ele não ficaria até o final do mandato. Cristovam mira, mais uma vez, um cargo na Unesco para encerrar a sua carreira política.

Novidade também nas bandas do Palácio do Buriti. Rollemberg negocia com a ex-deputada Eliana Pedrosa (Pros) para a vaga de vice-governadora. Interlocutores contam que a negociação está avançada. Seria mais um partido que iria embarcar no palaque de reeleição de Rollemberg.

Eliana acabou ficando isolada nas negociações com antigos aliados de centro e está prestes a cair no canto do Buriti. A aliança causa estranhamento, mas fica compreensível quando se analisa com mais profundidade o cenário político-econômico.

Outra novidade é a negociação do ex-deputado federal Luiz Pitiman (MDB) para ser vice de Jofran Frejat. A indicação partiria do ex-vice-governador Tadeu Filippelli.

Pitiman foi candidato ao GDF em 2014 e se manteve afastado da política nos últimos anos. Recentemente se desfiliou do PSDB e voltou ao MDB. Ele é sócio-político de Filippelli.

Também avançam nos bastidores as negociações com os financiadores de campanha. Atuarão no suporte financeiro dos candidatos empresas de TI, do transporte ferroviário, da área de saúde e da construção civil.

Seja o primeiro a comentar on "OPINIÃO || Em busca do vice perfeito e a reviravolta na aliança Alírio-Izalci"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*