A Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal cumpriram mandados de prisão e busca e apreensão contra sete integrantes e ex-integrantes da cúpula da PMDF
Brasília – 18 de agosto de 2023 – Na manhã de sexta-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal realizaram a Operação Incúria, cumprindo sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão contra integrantes e ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A ação é resultado de uma denúncia feita pelo Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR ao Supremo Tribunal Federal.
A denúncia alega que a cúpula da PMDF teria deixado de agir para conter o vandalismo contra as sedes dos Três Poderes durante os protestos de 8 de janeiro, devido a um suposto alinhamento ideológico com os manifestantes golpistas. Os alvos da operação incluem oficiais de alta patente da PMDF, como o atual comandante-geral, Coronel Klepter Rosa Gonçalves, e o Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues.
Os PMs são acusados de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e infrações à Lei Orgânica e ao Regimento Interno da PMDF. A operação revelou que os PMs trocavam mensagens com teor golpista e propagavam informações falsas antes das eleições presidenciais de 2022.
A PGR também apontou que a cúpula da PMDF acompanhava as atividades do acampamento de manifestantes golpistas próximo ao Quartel General do Exército em Brasília e teria inserido agentes de inteligência para obter informações sobre os protestos. Os documentos e trocas de mensagens obtidos pela investigação contradizem a versão apresentada pelos integrantes da PMDF de que o sistema de inteligência falhou ao não prever a invasão dos prédios dos Três Poderes.
Os militares alvos da operação foram presos preventivamente, e a operação ressalta a importância de investigações sobre ações que possam representar ameaças à democracia e ao Estado de Direito.
Seja o primeiro a comentar on "Operação Incúria: Polícia Federal e PGR prendem integrantes da Cúpula da PM do Distrito Federal"