De acordo com a ginecologista Loreta Canivilo, queda da temperatura pode afetar a vida sexual das mulheres
Com a chegada do inverno, notamos mudanças de comportamento do ser humano. Os dias frios causam alterações no metabolismo feminino, principalmente em mulheres que passam pela “menopausa”, um termo usado para se referir ao término das menstruações. A queda da temperatura gera desânimo, tristeza e promove a sensação de um estado emocional abalado, fazendo com que a mulher não tenha vontade e prazer de fazer sexo.
Estudos comprovam que o frio muda a liberação de hormônios sexuais. “Este desânimo que aumenta no inverno pode afetar a vida sexual das mulheres”, afirma a especialista em reposição hormonal, que ressalta também que a libido não depende somente de hormônios sexuais, mas é controlada também pela luz do dia, que traz ânimo, alegria e promove um efeito antidepressivo.
Mas, o que fazer para aumentar a libido e a disposição de realizar o ato sexual neste período? “O ideal é executar exercícios físicos, que estimulam a liberação de endorfina e serotonina, que são hormônios que promovem a sensação de felicidade e bem-estar no corpo humano, gerando prazer ao fazer sexo”, reforça a médica Loreta Canivilo.
A especialista indica também que, em casos de anormalidade, o correto é visitar a ginecologista que irá avaliar e indicar os procedimentos corretos que devem ser seguidos.
Seja o primeiro a comentar on "O frio impacta a libido na menopausa?"