Investigações sobre quatro óbitos continuam para determinar se estão relacionados às chuvas. Desaparecidos somam 128
Da Redação
As fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul na última semana já resultaram em 100 mortes, conforme dados divulgados pela Defesa Civil estadual. Ainda estão em investigação quatro óbitos para determinar se foram causados por efeitos adversos das chuvas, como enxurradas, enchentes, inundações, deslizamentos e desmoronamentos.
Segundo os registros, ao menos 128 pessoas estão desaparecidas em todo o estado. O boletim divulgado ao meio-dia desta quarta-feira (8) indica que cerca de 1,45 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas em 417 municípios gaúchos.
A situação se agrava com 163.720 desalojados, que buscaram abrigo nas residências de familiares ou amigos, aguardando o momento propício para retornar para casa, além de 66.761 pessoas desabrigadas, que precisaram se refugiar em abrigos públicos municipais. Pelo menos 372 pessoas ficaram feridas.
Meteorologistas alertam para a possibilidade de novas chuvas intensas e fortes rajadas de vento a partir de hoje, afetando parte do estado. O Centro de Hidrografia da Marinha prevê ventos de até 88 quilômetros por hora na faixa litorânea entre Chuí (RS) e Laguna (SC) devido à passagem de uma frente fria.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alertas para que pessoas resgatadas de áreas atingidas pelas chuvas evitem retornar a esses locais. “O solo está instável, com risco de deslizamentos”, alertou a tenente Sabrina Ribas, da comunicação da Defesa Civil.
Sabrina ressaltou a importância da conscientização da população diante das chuvas previstas para hoje, especialmente na região sul do estado. “Temos trabalhado para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de não se colocarem em situação de risco e ficarem atentas aos alertas”, concluiu.
Seja o primeiro a comentar on "Número de mortos por chuvas no RS chega a 100; Defesa Civil alerta para novas precipitações"