MPPB exige retirada de limite de idade em concurso público para Guarda Civil de Santa Rita

Ministério Público da Paraíba pede alterações imediatas no edital do concurso da Guarda Civil Municipal de Santa Rita para remover a restrição de idade máxima de 35 anos

Da Redação

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou uma mudança urgente no edital do concurso público para a Guarda Civil Municipal de Santa Rita, especificamente a eliminação do limite de idade máxima de 35 anos para candidatos. A recomendação foi feita pela promotora de Justiça de Santa Rita, Anita Bethânia da Silva Rocha, nesta terça-feira (22), apontando que o edital atual contraria o Estatuto Geral das Guardas Municipais, que estabelece apenas a idade mínima de 18 anos para admissão.

A Lei Municipal 2.001/2021, que define os critérios para acesso ao cargo, foi destacada como inconsistente com o ordenamento jurídico federal, conforme esclareceu a promotora: “A competência do prefeito para legislar sobre os requisitos de admissão aos cargos públicos municipais não permite estabelecer requisitos contrários à lei federal vigente.”

O MPPB deu um prazo de dois dias úteis para que a Prefeitura de Santa Rita informe sobre o acatamento da recomendação. Em caso de não cumprimento, medidas legais, incluindo ação civil pública, serão consideradas para corrigir a irregularidade. A situação também foi comunicada ao presidente da Câmara Municipal e ao procurador-geral do Município de Santa Rita, reforçando a urgência da alteração no edital que oferece 40 vagas para a posição.

Seja o primeiro a comentar on "MPPB exige retirada de limite de idade em concurso público para Guarda Civil de Santa Rita"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*