Situação crítica: 85,5% dos municípios gaúchos sofrem impactos das chuvas, com mais de 130 desaparecidos
Da Redação
No Rio Grande do Sul, o número de mortes devido às chuvas e enchentes atingiu a marca de 105 até o final da quarta-feira (8). Os impactos se estendem por 425 municípios, afetando mais de 1,47 milhão de pessoas, o equivalente a 85,5% das 497 cidades do estado.
De acordo com a Defesa Civil estadual, 130 pessoas estão desaparecidas, enquanto 163 mil estão desalojadas, buscando abrigo temporário em residências de familiares ou amigos. Nos abrigos mantidos pelas prefeituras e pela sociedade civil, cerca de 67,4 mil pessoas encontraram refúgio.
Além dos desafios enfrentados pelas enchentes, o extremo sul do estado enfrenta a chegada prevista de um ciclone extratropical, trazendo consigo chuvas intensas, podendo superar os 100 milímetros.
A partir desta quinta-feira (9), a previsão é de tempo frio e seco na maior parte do estado, com temperaturas em declínio, podendo alcançar os 4ºC nas regiões mais frias. Em Porto Alegre, a mínima estimada é de 12ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Seja o primeiro a comentar on "Mortes por chuvas e enchentes no RS chegam a 105, com mais de 1,47 milhão afetados"