Florianópolis (SC) – A viagem à Espanha e Coreia do Sul é a 13ª missão internacional liderada pelo governador Raimundo Colombo desde 2011, sendo a terceira no atual mandato. Abaixo, um breve balanço das viagens anteriores:
Em 2011, foram duas missões: uma para Europa, onde o governo iniciou tratativas com a BMW para instalação de uma fábrica em SC, e outra para Japão e Coreia do Sul, onde o governo fez encaminhamentos para liberação da carne suína catarinense e para a implantação no Estado de empresas como a sul-coreana LS Mtron, dona da fabricante de tratores LS Tractor. A unidade foi inaugurada em outubro de 2013, em Garuva, no Norte do Estado.
Em 2012, foram outras duas missões: uma para a Ásia (onde foram visitadas empresas e representantes do governo do Japão e da China para parcerias comerciais) e uma aos Estados Unidos, onde Colombo visitou o Bank of América, reduzindo as taxas de juros de transações financeiras anteriores promovidas pelo governo do Estado.
Em 2013, foram quatro viagens oficiais. Em maio, o governador esteve na Europa para encontro com diretores da BMW, na Alemanha, e com dirigentes da Red Bull, na Áustria. A BMW construiu sua primeira fábrica de automóveis da América Latina em Araquari, no Norte do Estado. No encontro com a Red Bull, Colombo apresentou o Estado para a instalação de uma fábrica da marca em Santa Catarina.
Em junho do mesmo ano, o governador esteve no Japão para assinatura do acordo que garantiu a abertura do mercado japonês para a carne suína catarinense.
Em setembro, Colombo liderou comitiva à China e aos Emirados Árabes Unidos. Na China, oficializou a parceria para a construção da fábrica de caminhões Sinotruk em Lages, na Serra catarinense, e nos Emirados Árabes Unidos, reuniu-se com dirigentes do Dubai Port World, em Dubai, que estudam novos investimentos.
E em novembro, o governador esteve na Rússia para fechar parceria entre a empresa russa Power Machines e a catarinense Fezer, com o objetivo de produzir geradores e turbinas na fábrica da Fezer em Caçador.
Em janeiro de 2014, o governador Raimundo Colombo esteve nos Estados Unidos para acompanhar os testes com o radar meteorológico que foi instalado em Lontras, no Vale do Itajaí.
E em maio de 2014, Colombo esteve na unidade do grupo multinacional TransGas Development Systems, em Nova Iorque, Estados Unidos, para tratar das negociações para construção em SC de uma fábrica de processamento de carvão para transformar em fertilizantes.
Em fevereiro de 2015, o governador viajou aos Estados Unidos para negociar restauração da ponte Hercílio Luz com a empresa American Bridge.
E em novembro de 2015, comitiva liderada por Colombo buscou investimentos de indústria da Alemanha para Santa Catarina.
Calendário das missões oficiais
2011: Missão Europa / Missão Japão e Coreia do Sul
2012: Missão Japão e China / Missão Estados Unidos
2013: Missão Alemanha e Áustria / Missão Japão / Missão China e Emirados Árabes Unidos / Missão Rússia
2014: Missão EUA / Missão EUA
2015: Missão EUA / Missão Alemanha
2016: Espanha / Coreia do Sul
Seja o primeiro a comentar on "Missões internacionais já trouxeram investimentos para Santa Catarina"