Empresa brasileira premiada pela Universidade de Standford desenvolve, com recursos 100% nacionais, solução de check-in online e outros serviços para reduzir custos das viações e otimizar o tempo dos passageiros
De acordo com o estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, 15,9% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses o farão de ônibus, contra um índice de 7,2% registrado em 2015. Há décadas, milhões de brasileiros viajam neste modal de transporte, mas o mercado tem acordado só agora para a necessidade de inovação no setor.
O Netviagem, maior portal de vendas de passagens rodoviárias do Brasil, registra, anualmente, cerca de um milhão de bilhetes emitidos online. As vendas on-line do setor corresponde a menos de 5% do valor total das passagens emitidas, incluindo todos os meios. No entanto, os números são expressivos o bastante para estimular o desenvolvimento de tecnologias focadas na experiência do usuário.
Pensando nisso, o Netviagem lançou um novo serviço para facilitar a compra de passagens de ônibus pela internet: o Ticketless. A solução possibilita que o passageiro faça o check-in online e imprima seu próprio bilhete de embarque, evitando a troca do pelo bilhete fiscal nos guichês das empresas, exatamente como já ocorre atualmente nas companhias aéreas.
“Essa é uma antiga reivindicação do setor e, com o Tickeless, conseguimos facilitar a vida do passageiro, reduzir as filas nos guichês, manter o pioneirismo e reduzir custos para as empresas. Quanto mais fácil for para o cliente comprar e viajar, mais será possível converter a intenção em venda. Sem dúvida esse é um grande passo para o setor”, comemora Alberto Graciano, CEO da GM Soluções, responsável pelo Netviagem
Com um crescimento, no primeiro trimestre de 2016, de 7% nas vendas, o Netviagem oferece soluções que otimizam recursos das empresas e tempo dos clientes, do momento da compra à hora do embarque, seguindo o modelo do que já é realizado pelas companhias aéreas. “Hoje, nenhuma empresa de viação no Brasil tem o controle de passageiros embarcados, apenas de bilhetes emitidos. É fundamental utilizar a tecnologia de controle no momento do embarque para tornar o serviço mais seguro”, explica Graciano.
O empresário explica ainda que, com o uso da tecnologia no momento do embarque, como leitores de códigos de barra e aplicativos em smartphone, é possível evitar uma prática recorrente no setor: a de utilização de passagens em mais de uma viagem.
Segundo o CEO do Netviagem, todas essas soluções estão em conformidade com as resoluções 4.282 e 4.432/2014 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). No último dia 19, em Brasília, a empresa lançou o Ticketless e fez uma apresentação sobre inovação no mercado para funcionários do órgão.
Para Aloísio Caixeta, especialista em Regulação da ANTT, a utilização de novas tecnologias no mercado da viação rodoviária é algo urgente e que vem sendo estimulado pela agência nacional. “Esperamos ter o transporte de passageiros com muito mais automação do que hoje, e isso em breve. São tecnologias que já existem em outros setores e o transportador aos poucos vai entender que isso traz redução de custos e possibilita aumentar a base de clientes”, destaca Caixeta.
Alguns dados sobre o consumidor de passagens de ônibus pelo Netviagem
IDADE | ||
2015 | 2014 | |
18-24 | 28,67% | 28,91% |
25-34 | 37,77% | 40,60% |
35-44 | 15,60% | 13,94% |
45-54 | 9,47% | 7,56% |
55-64 | 6,24% | 6,39% |
65+ | 2,26% | 2,60% |
SEXO | ||
2015 | 2014 | |
FEM | 57,20% | 59,90% |
MASC | 42,80% | 40,10% |
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– Gasto médio por passagem: em 2014 era de R$ 67, e em 2015 de R$ 77.
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