7ª Marcha das Margaridas, coordenada pela Contag, reúne mulheres de todo o Brasil para lutar por direitos, igualdade de gênero e enfrentar a violência
Brasília, 16 de agosto de 2023 – Mais de 100 mil mulheres estão marchando em direção ao Congresso Nacional nesta quarta-feira (16) em Brasília, na 7ª edição da Marcha das Margaridas. O evento, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), reúne mulheres de todas as regiões do Brasil em uma mobilização política pela reconstrução do país e pelo Bem Viver.
Nos últimos dias, centenas de ônibus chegaram ao Pavilhão do Parque da Cidade, trazendo as participantes da marcha. A iniciativa conta com a coordenação da Contag, federações e sindicatos filiados, além de 16 organizações parceiras. Considerada a maior mobilização política da América Latina pela Contag, a Marcha das Margaridas busca garantir direitos, eliminar desigualdades de gênero, classe e étnico-raciais, bem como combater a violência que afeta muitas vezes a vida dessas mulheres.
As pautas e reivindicações das participantes foram discutidas ao longo de dois anos, em reuniões regionais e nacionais, culminando em um documento dividido em 13 eixos políticos. A pauta da Marcha das Margaridas 2023 foi entregue ao governo federal em junho, refletindo as aspirações dessas mulheres em relação a questões cruciais.
As mulheres que participam da marcha enfrentam diversas dificuldades para estarem presentes. Deixando suas casas e famílias para trás, elas viajam durante dias de ônibus, acomodam-se em grandes alojamentos onde dormem em colchonetes e redes, compartilham banheiros coletivos e superam adversidades para dar voz a suas reivindicações.
Seja o primeiro a comentar on "Marcha das Margaridas: mais de 100 mil mulheres marcham até o Congresso Nacional em Brasília"