O trecho entre as estações Rodoviária e Pituaçu entrará em operação até maio, permitindo embarque e desembarque também nas estações Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu, que foram vistoriadas nesta terça-feira (14), por autoridades, acompanhadas da imprensa. Com 93% das obras das estações concluídas, a Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas estará em operação plena até o final de 2017, interligando o Acesso Norte ao Aeroporto em apenas 27 minutos.
Terminal de ônibus Pituaçu
“O terminal de Pituaçu deve ser entregue entre agosto e setembro e está será um dos principais pontos de integração da cidade, atendendo uma região grande e de bastante movimento, que inclui bairros com São Rafael, Sussuarana, Pituaçu”, destacou o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello.
Integrado fisicamente à estação de mesmo nome, na Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, o Terminal tem capacidade para receber mais de 200 mil passageiros/dia e até 140 ônibus por hora. O acesso dos passageiros será realizado pela passarela de interligação com a Estação Pituaçu e outras duas passarelas que partem da 4ª Avenida do CAB e da Avenida São Rafael. O acesso para ônibus será feito pela Avenida Gal Costa, enquanto os veículos poderão acessar tanto pela 4ª Avenida do CAB, como pela Avenida Gal Costa.
Atualmente, cerca de 250 operários realizam a montagem da estrutura metálica e finalizam as fundações do Terminal Pituaçu. As fundações estão sendo executadas com a moderna metodologia DSM, que utiliza como base uma mistura de solo com cimento. Outras 200 vagas de emprego serão geradas no pico da obra, previsto para acontecer na segunda quinzena de abril. O Terminal Pituaçu deve ser concluído em julho, dando início à fase de instalações de equipamentos que irão viabilizar a operação prevista para agosto.
O espaço contará com câmeras de vigilância integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) do metrô, elevadores, piso tátil, guaritas de entrada e saída, sala de primeiros socorros, escadas rolantes internas e nas passarelas de acesso, e sanitários para Pessoas com Deficiência (PCD), além dos sanitários comuns. Projetado para promover o uso racional dos recursos naturais, o Terminal terá coleta e reutilização da água da chuva e uso de iluminação em LED.
Integração
Os usuários também contam com a interoperabilidade dos cartões do Metrô e SalvadorCARD, o que significa que ambos os cartões recarregáveis comercializados poderão ser usados tanto nas catracas das estações de metrô quanto nos validadores dos ônibus urbanos, mediante o débito da tarifa correspondente.
A cobrança de uma única tarifa de integração ocorre nas viagens entre ônibus-metrô (OM), entre metrô-ônibus (MO), entre ônibus-metrô-ônibus (OMO) e entre ônibus-ônibus (OO). A integração pode ser feita no período de duas horas, sempre utilizando o cartão do Metrô ou SalvadorCARD para o pagamento da passagem.
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas também já está integrado a 19 linhas metropolitanas. Neste caso, o período máximo para integração é de três horas e o símbolo de “Integração Metrô” tem a cor azul.
Passarelas de acesso
Todas as estações da Linha 2 terão passarelas de acesso que atendem as normas vigentes de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A largura das novas passarelas varia de acordo com a estação, acomodando com conforto e segurança o fluxo de pedestres de cada região, considerando também a demanda atual e futura de usuários para o Metrô.
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