“Vencer a Eleição” será lançado no dia 6 de maio e mostra a candidatos o caminho para ser competitivo nas urnas e revela ao leitor comum o apaixonante mundo das campanhas eleitorais
O Brasil terá, neste ano, mais de 500 mil candidatos concorrendo a 67.800 cargos eletivos, em todos os municípios. Uma eleição municipal envolve diretamente um a cada 100 eleitores, incluindo assessores e cabos eleitorais. Esse apaixonante universo das disputas políticas acaba de ganhar o primeiro livro a organizar, com método e clareza, as diversas etapas necessárias para o sucesso de uma candidatura.
Com lançamento previsto para o dia 6 de maio, na Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis, a partir das 18 horas, a obra “Vencer a Eleição – Como construir uma campanha competitiva, do planejamento à vitória” (Geração Editorial, 160 páginas, R$ 64,00), de Luciano Suassuna e Wilson Pedroso Jr., ambos com larga experiência em disputas eleitorais, é indispensável para candidatos, assessores e dirigentes partidários que estarão envolvidos na campanha municipal deste ano. Mas o trabalho vai muito além de ser um eficiente manual para candidatos.
“Vencer a Eleição” envolve e surpreende, levando o leitor a viver a adrenalina, a tensão e a emoção das campanhas eleitorais. Embasados em dados históricos e exemplos práticos, Suassuna e Pedroso mostram que eleição é paixão e organização. “A disputa eleitoral mede sua capacidade de convencer os outros, de encantar e de criar um elo mágico, simples e emocional, num processo que é complexo, técnico e muito mais racional do que parece”, dizem os autores.
Escrito de forma simples e direta, conversando com o leitor, quase como se estivessem numa resenha entre amigos, os autores detalham, em nove capítulos, cada etapa de uma campanha: a definição da candidatura, as redes sociais, o marketing, financeiro, jurídico, agenda e eventos, por exemplo. Qual a importância de cada um? Em que momento montar cada etapa? Quais pontos merecem a atenção e o acompanhamento do próprio candidato? Ao mesmo tempo, recheiam cada etapa com exemplos e comparações que transportam o (e)leitor para os diversos momentos de uma campanha eleitoral.
Ao lado disso, o livro traz uma série de informações históricas sobre política e eleições. Explica, por exemplo, como a motivação do voto foi mudando ao longo do tempo, até ingressarmos na atual fase de hiperpolarização eleitoral, com valores identitários sendo cada vez mais relevantes. “Vencer a Eleição” também consolida dados de campanhas, mostrando, por exemplo, os custos das candidaturas e das eleições. O livro detalha, em cifras, o protagonismo dos investimentos em redes sociais. Desde 2022, Facebook e Google se tornaram os maiores prestadores de serviços eleitorais no Brasil, recebendo juntos R$ 250 milhões. Em comparação com 2018, a receita eleitoral do Google cresceu 17 vezes e do Facebook mais de 5 vezes. “Na era digital, ou você se liga, ou já perdeu a eleição”, dizem os autores.
Sobre os autores
Luciano Suassuna é formado em jornalismo e cinema, rádio e televisão pela Universidade de Brasília. Trabalhou nos principais jornais, revistas e portais de notícias do Brasil. Foi correspondente em Paris e liderou redações em Brasília e São Paulo. Ganhou um Prêmio Jabuti e dois Prêmios Esso de Reportagem, o mais importante do jornalismo brasileiro. Publicou três livros sobre política e jornalismo. Com 10 anos de experiência em campanhas políticas, trabalhou em disputas para prefeito, senador, governador e presidente. Foi secretário de Comunicação do governo de Brasília e secretário de Imprensa da Presidência da República. Também atua em gestões de crise, políticas de comunicação e criação publicitária para empresas privadas, associações de classe e administrações municipal, estadual e federal.
Wilson Pedroso Jr. tem mais de 30 anos de experiência em gestão pública e organização e coordenação de campanhas eleitorais.
Ocupou cargos executivos na Prefeitura da cidade de São Paulo, no governo do Estado de São Paulo e no governo federal. Trabalhou na Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Câmara Municipal de São Paulo. Tem passagens pela iniciativa privada e por empresas estatais como a EMTU e a Sabesp. Formado em Direito, concluiu dois MBAs Executivos – um pela FIA (Fundação Instituto de Administração) da Universidade de São Paulo e outro pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Na coordenação de campanhas eleitorais, foi vitorioso em disputas pela Prefeitura de São Paulo e pelo governo do Estado de São Paulo, além de orientar e auxiliar candidatos em diversos municípios paulistas.
Amostra de conteúdo: https://cseprs3.s3.amazonaws.
Lançamento: Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis, a partir das 18 horas
Ficha Técnica do livro
Vencer a eleição
Autores: Luciano Suassuna e Wilson Pedroso Jr.
Editora: Geração Editorial
Gênero: Política | Campanhas Eleitorais
Formato: Brochura
Preço: R$ 64,00
Págs.: 160
ISBN: 978-65-5647-135-8
Seja o primeiro a comentar on "Luciano Suassuna e Wilson Pedroso lançam livro sobre estratégias vitoriosas para campanhas eleitorais"