Junta Médica do Detran atende pessoas com deficiência de 14 municípios

A 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizada em Feira de Santana, no centro norte baiano, funcionou em caráter extraordinário, no último fim de semana, para a realização da Junta Médica Especial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). O atendimento alcançou 141 pessoas com deficiência física do município e de mais 13 cidades da região, evitando o deslocamento para Salvador.

Do total, 74 pessoas que passaram pela perícia médica da junta foram encaminhadas por clínicas credenciadas ao Detran, como parte dos procedimentos para obter ou renovar a carteira de habilitação. Outras 29 fizeram testes práticos de direção e foram avaliadas por uma banca examinadora especializada. “O teste é praticamente o mesmo realizado com as pessoas sem deficiência. O que muda é que tem um médico acompanhando o desempenho do candidato, para avaliar se ele precisa de alguma adaptação no veículo”, explicou o coordenador da Ciretran, Sílvio Dias.
Foram registrados ainda 38 atendimentos, com orientações sobre a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para pessoa com deficiência, na compra de automóveis. Para ter direito ao benefício, o interessado deve solicitar o laudo médico de uma unidade de saúde credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e dar entrada na isenção do tributo, na Receita Federal. “Não é necessário se dirigir à Ciretran ou ao Detran para solicitar o benefício, mas cumprimos essa função social de orientar as pessoas”, esclareceu Dias.

Seja o primeiro a comentar on "Junta Médica do Detran atende pessoas com deficiência de 14 municípios"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*