Representando o movimento global “My Future, My Voice” do EARTHDAY na América do Sul e o programa “Meu Futuro Minha Voz” no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil, Mavi é uma voz ativa na luta por um futuro sustentável
Maria Vitória Brilhante (Mavi), de João Pessoa, na Paraíba, será uma das representantes mais jovens do Brasil na 16ª sessão da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para Combater a Desertificação (COP16 da UNCCD). Embaixadora do Instituto Limpa Brasil, Mavi marcará presença no evento que ocorre de 2 a 13 de dezembro de 2024, em Riade, Arábia Saudita, celebrando os 30 anos da UNCCD sob o tema “Nossa Terra. Nosso Futuro”.
A COP16 será a maior conferência da ONU sobre terras até hoje, reunindo líderes globais para acelerar ações contra a desertificação, degradação da terra e resiliência à seca. É a primeira vez que a conferência acontece no Oriente Médio, destacando a urgência de soluções concretas para problemas que afetam milhões de pessoas globalmente.
Representando o movimento global “My Future, My Voice” do EARTHDAY na América do Sul e o programa “Meu Futuro Minha Voz” no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil, Mavi é uma voz ativa na luta por um futuro sustentável. Com uma trajetória marcada por ações significativas, ela já participou da COP28 em Dubai como a palestrante mais jovem em painéis ao lado de lideranças internacionais de instituições como UNESCO e Global Partnership for Education (GPE).
Na COP16, Mavi levará a mensagem de seu programa, destacando o protagonismo jovem na ação climática e no combate à desertificação. Essa atuação se alinha diretamente ao tema da conferência, reafirmando o papel essencial da juventude na transformação ambiental.
Brigadas climáticas e o compromisso de plantio de 1 milhão de árvores
O programa “Meu Futuro Minha Voz” promove ações concretas por meio das brigadas climáticas, capacitando jovens para serem agentes de mudança em suas comunidades. Essas brigadas focam na educação climática e ações locais, como o plantio de 1 milhão de árvores—a resposta direta à crise climática e à necessidade de restaurar áreas degradadas.
Agenda de Mavi na COP16
Entre os destaques da participação de Mavi está sua presença na Mesa de Diálogo do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (DEA/MMA), no dia 11 de dezembro. Ela defenderá a ampliação de iniciativas de alfabetização climática e o engajamento juvenil nas decisões políticas.
Parcerias para um impacto duradouro
A atuação de Mavi é fortalecida por parceiros como a Ecoplast®, que promove a economia circular com produtos ecológicos fabricados com material reciclado, e pelo apoio do Earthday South America, do grupo Com Atitude e do Movimento Eu Sou Catador (MESC).
Inspirando o presente para transformar o futuro
“Mavi é um exemplo poderoso de como as vozes jovens podem moldar o futuro. Sua dedicação e coragem inspiram outros a se engajarem na construção de um mundo mais sustentável,” afirma Edilainne Araújo, presidente do Instituto Limpa Brasil. “Sua presença na COP16 é um marco não só para o Brasil, mas para o movimento global em prol de um planeta mais saudável.”’Nossa Terra. Nosso Futuro’ depende de ações hoje, e Mavi representa a força transformadora da juventude que pode moldar um amanhã mais justo e sustentável”, conclui Edilainne.
Seja o primeiro a comentar on "Jovem paraibana de 11 anos será uma das mais jovens a representar o Brasil na COP16 na Arábia Saudita"