Início da sondagem geotécnica marca o início das obras da Ponte do Futuro na Paraíba

Os primeiros estudos geotécnicos das fundações da Ponte do Futuro, que ligará Cabedelo, Santa Rita e Lucena, foram iniciados na terça-feira (23), marcando o início oficial das obras de mobilidade urbana na região metropolitana de João Pessoa

Da Redação

O Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), deu início aos trabalhos de sondagem geotécnica das fundações para a construção da Ponte do Futuro, que ligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, às margens do Rio Paraíba. O projeto, considerado uma das mais importantes intervenções de mobilidade urbana para a região metropolitana de João Pessoa, também inclui a construção de um viaduto sobre a linha férrea.

De acordo com o engenheiro Igor Girardi, da construtora A Gaspar S.A, responsável pela obra, a sondagem visa identificar as características do subsolo para determinar a resistência e a profundidade necessária para as fundações da ponte, garantindo segurança e estabilidade à estrutura. Girardi informou que, em outubro, outra equipe será enviada ao local para acelerar o processo, com previsão de conclusão da fase inicial em cinco meses.

O diretor de Operações do DER, Armando Marinho, destacou a relevância da obra para a mobilidade urbana da região. “O tráfego de caminhões pesados será retirado da BR-230, o que reduzirá o trânsito de mais de 700 veículos por dia na área interna de João Pessoa”, afirmou.

A Ponte do Futuro começa no quilômetro 9,64 da BR-230, em Cabedelo, e será composta por duas pontes: a primeira com 2 km de extensão e a segunda com 420 metros, sobre o Rio da Guia, em Lucena. Também será construído um viaduto de 40 metros sobre a linha férrea.

Além de melhorar a mobilidade e reduzir o tempo de viagem, o projeto promete trazer benefícios econômicos e sociais para a região, como menor incidência de acidentes, redução de poluição ambiental e maior qualidade de vida para a população local.

A obra inclui ainda o prolongamento da PB-011 e a adequação da PB-025, ambos visando facilitar o tráfego na região.

Seja o primeiro a comentar on "Início da sondagem geotécnica marca o início das obras da Ponte do Futuro na Paraíba"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*