Após o longo e intenso ciclo de quedas da construção civil durante a pandemia do novo coronavírus, o índice de confiança da indústria voltou a registrar um crescimento expressivo nos últimos meses, conforme dados da Sondagem da Indústria da Construção.
O levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que, no mês de agosto, o nível de atividade subiu e a capacidade operacional voltou a operar em níveis de pré-pandemia. Ainda neste período, o Índice de Confiança do Empresário da Construção aumentou 7,7 pontos.
De acordo com Simone Las Casas, diretora de marketing da empresa de revestimentos sustentáveis Ecogranito, o aumento foi impulsionado pela retomada das obras, o que fortalece o sentimento de otimismo para o restante do ano.
O home office também pode ter desempenhado um papel importante para o aumento da produtividade do setor, tendo em vista que a pandemia impulsionou a busca por reformas simples e práticas – mas que proporcionem maior conforto e segurança. “Muitas pessoas decidiram se mudar para obter mais conforto durante o trabalho em casa. Um exemplo disso é a elevação da procura por trocas de pisos, renovação de pintura e aplicação de revestimentos em diferentes ambientes”, avalia.
Mas segundo a empresária, é preciso cautela ao afirmar que o pior momento da crise já passou. Afinal, os impactos negativos sobre o setor continuam intensos. “Entre eles, a diminuição do poder de compra da população, a falta de crédito imobiliário e o aumento das taxas de juros”, explica.
Seja o primeiro a comentar on "Índice de confiança na construção civil cresce nos últimos meses"