Um caso de maltrato ocorreu quando o Bradesco exigiu que a aposentada comparecesse pessoalmente a uma agência, mesmo estando acamada e debilitada
Salvador, 26 de agosto de 2023 – No município de Serra Preta, interior da Bahia, uma idosa de 93 anos, Maria Marta de Jesus, foi obrigada a se deslocar até uma agência do Bradesco para realizar a “prova de vida”, uma exigência do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS). A idosa está acamada e debilitada devido a uma fratura no fêmur causada por artrose grave.
O filho da aposentada, Cláudio Mascarenhas, relatou que tentou de todas as formas convencer o banco a enviar um funcionário à casa da mãe para realizar a “prova de vida”, já que ela não tinha condições de locomoção. No entanto, o Bradesco se recusou a atender o pedido e insistiu que a idosa comparecesse pessoalmente à agência.
Diante da situação, e considerando que a idosa necessitava do benefício para a compra de remédios, o filho teve que recorrer à ajuda de uma ambulância do posto de saúde da cidade para transportar a mãe até a agência bancária.
O caso gerou indignação na comunidade e chamou a atenção para a falta de sensibilidade por parte do banco em lidar com situações especiais de idosos e pessoas debilitadas. A exigência de deslocamento pessoal para a “prova de vida” em casos como esse levanta questionamentos sobre a acessibilidade e o respeito aos direitos dos idosos, especialmente em um contexto em que muitos serviços podem ser adaptados para atender às necessidades dessas pessoas.
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