Grupamento Aeromóvel completa 15 anos de atuação

Das alturas, o Grupamento Aeromóvel (GAM) dá o apoio necessário a operações em terra da Polícia Militar e outros grupos, quando necessário, através de imagens que auxiliam na estratégia das equipes. Criada em 2002, a unidade do Comando de Operações Especiais (COE) conta com sete helicópteros bem equipados, para gerar imagens em tempo real da área sobrevoada. Deste total, duas funcionam como UTIs móveis.

O patrulhamento aéreo dá suporte em diversos casos de ação policial, como sequestro, roubos a veículos e a bancos. Esse serviço de imageamento, o ponto forte da unidade, se tornou fundamental para a Segurança Pública. O que, segundo a comandante do GAM, tenente-coronel Clarisse Antunes Barros, é um serviço já consolidado.

Formada em Recursos Humanos, a tenente-coronel assumiu o comando do GAM em novembro do ano passado. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo. A policial foi subcomandante do grupamento em 2013 e 2014 e tem 26 anos de serviço militar. Ela acredita que um olhar feminino possa fazer diferença nessa abordagem mais pessoalizada, mas deixa claro que, para se chegar a um posto de comando, o mais importante é a competência: oportunidades iguais que a fizeram chegar no cargo por seu histórico, e não como uma simples inovação pelo gênero.

– Além de militar, sou esposa e mãe de três adolescentes. A sensibilidade feminina ajuda no conviver da tropa. Quanto à carreira, na PM a gente tem muitas oportunidades para as mulheres, principalmente quando se trabalha focada em resultados e preza o incentivo à qualificação, além de uma visão mais humana nas questões de polícia da tropa – disse a comandante do GAM.

Patrulhamento aéreo tem tecnologia de ponta

Com um imageador de alta tecnologia, é possível enviar ao serviço de Inteligência da polícia um panorama com cinco quilômetros à frente do que a tropa pode ver em solo. A meta é otimizar as operações.

Quando solicitado, o GAM também pode auxiliar em casos de desastres naturais em grandes áreas, como enchentes, e queimadas em reservas ambientais.

Seja o primeiro a comentar on "Grupamento Aeromóvel completa 15 anos de atuação"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*