Grandes nomes da música brasileira marcam presença no Curta!

As histórias de grandes nomes da música brasileira e os bastidores de um dos mais importantes festivais de música popular do país estarão na tela do canal Curta! no mês de junho. Documentários sobre os músicos Paulo Moura, Vinícius de Moraes, Raul Seixas e a final do Festival da Música Popular Brasileira da TV Record de 1967, no qual competiam nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo serão exibidos nas “Segundas da Música”, oferecendo ao espectador uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre nossa diversidade musical brasileira.

O documentário “Paulo Moura – Alma Brasileira”, de Eduardo Escorel, traz um pouco da vida de um dos mais importantes instrumentistas do país. Morto em 12 de julho de 2010, o compositor e arranjador de choro, samba e jazz tocou com nomes como Ary Barroso, Dalva de Oliveira, Elis Regina, Milton Nascimento e Sérgio Mendes. Com trechos de entrevistas, registros filmados e escritos, a produção constrói um retrato completo do artista. O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto ele próprio dá mais detalhes sobre sua história no cenário musical brasileiro.

O poetinha Vinícius de Moraes tem sua trajetória contada em “Vinícius”, dirigido por Miguel Faria Jr.. Aclamado como o poeta do cotidiano, Vinícius de Moraes é revelado pelos depoimentos de amigos e também expoentes nomes da MPB e da cultura brasileira como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Carlos Lyra, Chico Buarque, Francis Hime e Ferreira Gullar. A produção revela, ainda, a essência criativa de Vinicius por intermédio das transformações do Rio de Janeiro em raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicos.

Marcada pelo momento em que Sérgio Ricardo quebrou o violão no palco durante sua apresentação, a final do Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967, teve ainda rachas artísticos e políticos em plena Ditadura Militar, além da consagração de nomes que ainda hoje estão na cena musical brasileira. O documentário “Uma Noite em 67”, de Ricardo Calil e Renato Terra, traz um pouco dessas histórias com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje consideradas clássicas, como “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso, e “Domingo no Parque”, de Gilberto Gil, apresentada em conjunto com a banda Os Mutantes.

Fechando o mês, o documentário “Raul – O Início, o Fim e o Meio”, de Evaldo Mocarzel, Leonardo Gudel e Walter Carvalho, conta a vida e a obra de um dos maiores ícones do rock brasileiro, Raul Seixas. Na semana em que ele completaria 72 anos, o público poderá conhecer um pouco mais sobre sua parceria com Paulo Coelho, seus casamentos e outros momentos marcantes de sua trajetória através de imagens raras de arquivo, depoimento de familiares, artistas, produtores e amigos que conviveram com o astro que continua a mobilizar fãs mesmo 20 anos depois de sua morte.

SEGUNDA DA MÚSICA – JUNHO MUSICAL NO CURTA!:

5/6 – Paulo Moura – Alma brasileira (Documentário)

O documentário apresenta uma trajetória musical e biográfica do músico Paulo Moura. O compositor e instrumentista está associado à história do choro brasileiro. Para captar a essência da sua obra, o diretor Eduardo Escorel economiza nos depoimentos e lança mão da música e do sentimento – presente, especialmente, na voz da viúva Halina Grynberg. Trechos “rejeitados” de entrevistas e momentos silenciosos gravados em turnês internacionais ajudam a trazer à tona o lado menos conhecido do artista e formar um retrato mais completo do artista. A produção reúne mais de 40 anos de registros filmados e escritos. O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua história pessoal e no cenário musical brasileiro.

Diretor: Eduardo Escorel

Duração: 86 min.

Estreia: 05 de junho, segunda-feira, às 22h30.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 06 de junho, terça-feira, às 2h30 e às 16h30;

Dia 07 de junho, quarta-feira, às 10h30;

Dia 10 de junho, sábado, 22h.

PROMO – Duração 1’: https://www.youtube.com/watch?v=Gyp501gX7DA

FOTOS EM ALTA: http://www.agenciafebre.com.br/canal-curta-semana-de-5-9-de-junho

12/6 – Vinícius (Documentário)

A montagem de um show é o ponto de partida para reconstituição de uma trajetória sem paralelos no cenário cultural do país. A vida, os amigos, os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de música. A essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as transformações do Rio de Janeiro através de raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretação de muitos de seus clássicos.

Diretor: Miguel Faria Jr.

Duração: 120 min.

Estreia: 12 de junho, segunda-feira, às 21h45.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 13 de junho, terça-feira, às 1h45 e às 15h45;

Dia 14 de maio, quarta-feira, às 9h45;

Dia 17 de junho, sábado, 22h.

PROMO – Duração 1’: https://www.youtube.com/watch?v=Nt9d1f-dD1M

FOTOS EM ALTA: http://www.agenciafebre.com.br/canal-curta-semana-de-12-16-de-junho

19/6 – Uma Noite em 67 (Documentário)

Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.

Diretores: Renato Terra e Ricardo Calil.

Duração: 93 min.

Exibição: 19 de junho, segunda-feira, às 22h30.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 20 de junho, terça-feira, às 2h30 e às 16h30;

Dia 21 de junho, quarta-feira, às 10h30;

Dia 24 de junho, sábado, 11h30.

PROMO – Duração 1’: https://www.youtube.com/watch?v=XXsiviCXdKs

FOTOS EM ALTA: http://www.agenciafebre.com.br/canal-curta-semana-de-19-23-de-junho

26/6 – Raul – O Início, o Fim e o Meio (Documentário)

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock’n roll, amor livre, Sociedade Alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.

Diretores: Evaldo Mocarzel, Leonardo Gudel e Walter Carvalho

Duração: 128 min.

Estreia: 26 de junho, segunda-feira, às 21h45.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 27 de junho, terça-feira, às 1h45 e às 15h45;

Dia 28 de junho, quarta-feira, às 9h45;

Dia 01 de julho, sábado, 22h.

FOTOS EM ALTA: http://www.agenciafebre.com.br/canal-curta-semana-de-26-30-de-junho

Seja o primeiro a comentar on "Grandes nomes da música brasileira marcam presença no Curta!"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*