Governo retoma pagamentos a Pontos de Cultura em 80 municípios

Solenidade para liberação de recursos para Pontos de Cultura (João Albert)

Serão aproximadamente 6 milhões de reais distribuídos em todo o Piauí

Em solenidade realizada no Palácio de Karnak nesta segunda (03), o governo do Estado oficializou a liberação de cerca de R$ 6 milhões que serão injetados em 80 pontos de cultura pertencentes a rede dos Pontos de Cultura do Piauí.

“Hoje é uma data histórica porque, na verdade, estamos retomando o pagamento aos Pontos de cultura. Assim que assumimos a secretaria damos início a um trabalho silencioso de desburocratização, de prestação de contas, do pagamento de contrapartidas que estavam atrasadas. Foi um ano e meio fazendo todo esse trabalho para que chegássemos ao dia de hoje”, comemorou o secretário de Estado de Cultura, Fábio Novo.

A partir de hoje, os 80 Pontos de Cultura que pertencem à rede piauiense e que ainda não receberam a segunda e a terceira parcelas dos recursos poderão ter acesso aos investimentos. “Todos receberão porque nós estamos com o recurso em conta, as contrapartidas depositadas e, de acordo com o que eles [os pontos] forem apresentando os seus planos, a gente vai pagando e com isso fomentando a cultura do interior”, garante o secretário de Cultura que considera a ação como uma das mais fortes ao permitir, de uma só vez, investimentos culturais em 70 municípios do Piauí.

O governador Wellington Dias falou do compromisso de trabalhar as condições de presença de atividades culturais do Estado nos 224 municípios, fomentando a conciliação com ações educativas. “Eu tenho incentivado esse casamento com a educação. Onde tem universidade, onde tem escola estadual ou municipal, instituto federal, garantir ali a presença da cultura”, pontuou.

Auxiliando na manutenção e retomada dos pontos culturais, os recursos garantirão as condições para aquisição de equipamento, pagamento de professores e de monitores e realização de apresentações.”Acredito muito que, além de tudo  de positivo que a cultura tem, ela ainda é um instrumento de fomento à economia, ou seja, a geração de renda, a partir dos eventos, dos shows, da hotelaria, dos restaurantes, da gastronomia. Ou seja, a  cultura integrada com o desenvolvimento do Piauí”, concluiu o governador.

Atividades

De acordo com o secretário Fábio Novo, cada Ponto de Cultura tem a liberdade de trabalhar na sua cidade a sua forma e o seu fazer cultural. “Nós temos da música à dança, o teatro, o boi, o reisado, o artesanato. Atividades diversas porque nossa cultura é muito diversificada no Piauí”, explicou.

Seja o primeiro a comentar on "Governo retoma pagamentos a Pontos de Cultura em 80 municípios"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*