Governo Lula anuncia reajuste de preços de medicamentos em 4,5% a partir deste domingo

As empresas terão até 15 dias após a publicação da portaria, assinada por Daniela Marreco Cerqueira, para efetuar o reajuste

O governo liderado pelo presidente Lula anunciou que os preços dos medicamentos serão reajustados em até 4,5%, a partir deste domingo (31). A decisão foi tomada pelo conselho da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e foi publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU).

O índice de reajuste anual dos medicamentos é determinado com base em uma fórmula de cálculo elaborada pelo órgão ligado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Vale ressaltar que o setor farmacêutico está sujeito ao controle de preços.

Apenas uma vez por ano as indústrias farmacêuticas são autorizadas a reajustar os preços de seus produtos, a fim de compensar os aumentos de custo de produção acumulados nos 12 meses anteriores. Este reajuste deverá afetar aproximadamente 13 mil produtos.

Conforme estabelecido pela resolução, o ajuste máximo de preços de medicamentos permitido será o seguinte: nível 1 (4,50%), nível 2 (4,50%) e nível 3 (4,50%). As empresas terão até 15 dias após a publicação da portaria, assinada por Daniela Marreco Cerqueira, para efetuar o reajuste.

Seja o primeiro a comentar on "Governo Lula anuncia reajuste de preços de medicamentos em 4,5% a partir deste domingo"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*