Para auxiliar o atendimento a vítimas de acidentes no trânsito, o governo do Estado entregou ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará, nesta quarta-feira (4), três ambulâncias de resgate, resultado de emendas parlamentares, que vão beneficiar os municípios de Parauapebas, Castanhal e Belém. As ambulâncias são unidades de resgate tipo C, destinadas ao atendimento pré-hospitalar a vítimas de acidentes, registradas pelo Ministério da Saúde e equipadas com material de suporte básico e material de desencarceramento – que ajuda a retirar vítimas das ferragens. No mês passado, o Corpo de Bombeiros recebeu mais 15 veículos para vistoria e uma policlínica.
Luiz Fernandes, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, que representou o governador Simão Jatene na cerimônia, agradeceu a iniciativa dos deputados e a parceria com o Executivo. “Isso é de uma importância muito grande. Eu parabenizo os deputados por priorizarem esse tipo de ação em suas emendas. Ações que ajudam a estruturar o Sistema de Segurança e Defesa Social, e a população é a grande beneficiária disso, coisa que o governador sempre enfatiza dentro do seu programa de governo. Ele faz questão de mencionar que o crédito é dos deputados”, ressaltou o secretário.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Zanelli Melo do Nascimento, essas unidades de resgate só melhoram os serviços prestados pela corporação. “Isso representa atender melhor a população paraense, aumentando nosso poder de atendimento numa área que é fundamental para a nossa instituição, que é a pré-hospitalar. Nós temos, atualmente, 55 veículos desta espécie, mas é uma frota antiga. Essa renovação, com essas três e mais 10 que chegarão até o final de abril, vai ser fundamental para esse serviço específico”, afirmou.
Renovação – Parauapebas, município do sudeste do Pará, com mais de 200 mil habitantes, foi um dos contemplados com a ambulância, por meio da emenda apresentada pelo deputado estadual Gesmar Costa (PSD). “Nós fizemos a emenda de uma ambulância resgate para atender Parauapebas e municípios vizinhos. É uma renovação de frota. Parauapebas já tem unidades no Comando dos Bombeiros, mas os veículos que atendem ali não são suficientes. As regiões sul e sudeste do Pará têm alto índice de acidentes, principalmente automobilísticos, por isso essa ambulância vai chegar em boa hora”, destacou o parlamentar.
O deputado Milton Campos (PSDB), autor da emenda que beneficiou o município de Castanhal, frisou que disponibilizar o veículo para o município significa atender também parte da Região Guamá. “Eu já fui secretário de Saúde de Castanhal e sei a dificuldade que se passa naquela região. Principalmente, sei da importância dessa ambulância de resgate para os bombeiros. Portanto, essa nova ambulância vai ajudar o município de Castanhal e toda a Região Guamá, que precisava muito. E eu só quero agradecer ao governador do Estado por viabilizar as nossas emendas”, disse Milton Campos.
A Região Metropolitana de Belém também recebeu um novo veículo – agora conta com seis viaturas para resgate -, fruto da emenda compartilhada pelos deputados Jacques Neves (PSC), Soldado Tércio (Pros), Antônio Tonheiro (PDT) e Coronel Neil (PSD).
“Hoje, nós temos a felicidade de entregar, através de emenda, essas ambulâncias, que atenderão vários municípios, em especial a Região Metropolitana. O bombeiro tem a missão fundamental de salvar vidas. Ele é reconhecido pela população, e isso é só o fruto do pagamento de impostos do povo, que o governo do Estado vem contribuindo para a compra, e honrando seus compromissos”, assegurou Coronel Neil.
Seja o primeiro a comentar on "Governo entrega ambulâncias equipadas para atender vítimas de acidentes de trânsito"