Governo da Paraíba mobiliza forças de segurança e utiliza drones para achar o mosquito da dengue

Voos piloto com drones auxiliam na identificação de focos do Aedes aegypti em áreas de difícil acesso

Da Redação

O Governo da Paraíba está inovando no combate ao mosquito da dengue por meio de voos piloto com drones. A ação, liderada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em colaboração com as Forças de Segurança e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), visa mapear possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O primeiro voo teste ocorreu em João Pessoa, no final de março, e agora a iniciativa se expandiu para o pátio da 1ª Ciretran, em Campina Grande, nesta quarta-feira (17). A tecnologia dos drones representa um reforço às ações preventivas já realizadas pela Secretaria e pelos agentes de combate a endemias, permitindo a identificação de focos do mosquito em locais de difícil acesso.

Nílton Guedes, chefe do Núcleo de Fatores Biológicos e Entomologia da SES, destacou a importância do avanço tecnológico no combate ao mosquito. Ele ressaltou: “Essa é uma das soluções que vem sendo utilizada no Brasil para a identificação de criadouros de difícil acesso por parte dos agentes de endemias, esse é, sem dúvidas, um grande avanço.”

Durante a operação, foram utilizados dois drones para monitorar a área do depósito de carros da 1ª Ciretran-CG, operados por agentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O tenente Júnior, do Comando de Operações Aéreas da Polícia Militar, destacou a parceria entre os órgãos: “É uma missão diferente, porém com o objetivo de garantir o bem da sociedade.”

Luiz Almeida, gerente operacional de Saúde Ambiental da SES, explicou que, após a fase de testes, o serviço deverá ser expandido para atender as cidades mais populosas do estado. “É uma tecnologia que vem para somar e ajudar a equipe técnica, tanto do estado quanto dos municípios, a estar intervindo e direcionar ações de controle do mosquito Aedes aegypti.”

Os resultados obtidos por meio das duas ações piloto serão apresentados aos gestores para posterior implantação do serviço em outras localidades do estado.

Seja o primeiro a comentar on "Governo da Paraíba mobiliza forças de segurança e utiliza drones para achar o mosquito da dengue"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*