Governo da Paraíba inaugura Sala de Oficina Criativa no Centro de Atendimento ao Autista de João Pessoa

Nova estrutura oferece cursos de habilidades diversas e gastronomia para usuários e familiares atendidos no Centro

Da Redação

O Governo da Paraíba deu um passo significativo na promoção da inclusão e capacitação no Centro de Atendimento ao Autista (CAA) de João Pessoa. Na terça-feira (7), foi inaugurada a sala ‘Oficina Criativa Construindo Sonhos’, agregando mais dois serviços à instituição: uma sala para cursos variados, como costura, e um espaço dedicado ao curso de gastronomia.

Fruto de um convênio no valor de R$ 1,8 milhão com a instituição Missão Resgate, a nova estrutura, sob responsabilidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, visa ampliar as oportunidades para os usuários e familiares do CAA, contemplando não apenas a capital, mas também 39 municípios paraibanos. A inauguração ocorreu em um momento oportuno, antecedendo o Dia das Mães, celebrado neste domingo (12).

Ana Lúcia da Silva, mãe da adolescente Vitória Silva, destacou a importância dos novos serviços para os usuários, especialmente sua filha, que almeja seguir carreira na moda. “Os novos cursos do CAA serão muito úteis para nossos filhos, principalmente para a minha filha, que sonha em ser estilista desde a infância. É uma oportunidade única e muito bem-vinda”, observou.

Vitória, futura aluna dos cursos oferecidos, ressaltou a relevância do acolhimento no CAA. “Adoro o atendimento do CAA, e agora poderei aprender a costurar, fazer o Enem e ingressar na faculdade de Moda. Estou muito feliz”, enfatizou.

A chef Márcia dos Santos, responsável pelo curso de Gastronomia, expressou sua satisfação em compartilhar seus conhecimentos. “Será uma troca de experiências gratificante. Muitas pessoas não têm condições de fazer um curso particular, e esta é uma oportunidade para elas se reinventarem e gerarem renda”, afirmou Márcia.

A ocasião foi celebrada pela chefe de gabinete da Sedh, Mikaele Gomes, que destacou os avanços do CAA. “Estamos avançando e a inauguração desta oficina reforça que estamos no caminho certo. O CAA promove não apenas serviços, mas também cidadania”, afirmou.

A coordenadora estadual de Política Pública para a Pessoa com Deficiência, Maria Emília de Oliveira, ressaltou o caráter inclusivo da iniciativa. “Essa oficina traz uma perspectiva de futuro para as famílias, promovendo o protagonismo do autista e o exercício da cidadania”, ponderou.

Já a psicóloga social Myllena de Farias destacou o impacto da oficina na vida das mães. “Esses cursos significam crescimento, cuidado, acolhimento e independência para as mães, que desempenham múltiplos papéis na sociedade”, afirmou.

A coordenadora do CAA, Valquíria Uchoa, destacou os avanços da instituição. “É desafiador e gratificante ver que estamos proporcionando autonomia e oportunidades para nossos usuários”, concluiu.

Atualmente, o CAA/JP atende 410 usuários ativos, oferecendo mais de 2,5 mil atendimentos mensais para crianças, adolescentes e familiares com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os serviços incluem acompanhamento multiprofissional em nutrição, serviço social, fonoaudiologia, psicologia, psicomotricidade, fisioterapia e terapia ocupacional.

Seja o primeiro a comentar on "Governo da Paraíba inaugura Sala de Oficina Criativa no Centro de Atendimento ao Autista de João Pessoa"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*