Gestão fiscal da Paraíba é destaque nacional em 2023 e é 3º do País na relação receita versus despesa

Estado apresenta melhor desempenho na relação entre receitas e despesas correntes no Nordeste e se destaca como o 3º mais bem avaliado do país

Por Da Redação

O Governo da Paraíba reafirma sua eficiência na gestão fiscal, sendo reconhecido mais uma vez como destaque nacional em 2023. Segundo dados do Compara Brasil, da Aequus Consultoria, com base nos registros da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Paraíba obteve o melhor desempenho no indicador da relação de receitas correntes versus despesas correntes na Região Nordeste e conquistou o 3º lugar no ranking nacional.

No estado, o comprometimento de receita ficou em 85,3%, deixando uma margem de poupança de 14,7%. Este resultado lidera o indicador na região nordestina e destaca-se entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal.

Saúde financeira

O indicador de Poupança Corrente é fundamental para avaliar a saúde financeira de um ente, seja ele País, Estado ou Município. Ele mede a capacidade do Estado em gerar poupança a partir de suas receitas correntes. Um resultado positivo indica equilíbrio fiscal, como é o caso da Paraíba, que vem apresentando resultados positivos nos últimos anos.

O economista responsável pelo Compara Brasil, Alberto Borges, ressalta a importância desse indicador, afirmando que ele revela a capacidade do ente em economizar parte de suas receitas, fortalecendo sua capacidade de investimento.

Capacidade de investimento e desenvolvimento

O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, destaca que o resultado reflete a capacidade do governo paraibano de manter equilíbrio nas contas públicas, garantindo o pagamento em dia de servidores, fornecedores e outras obrigações.

A capacidade de gerar recursos e obter uma poupança corrente fortalecida, segundo Laureano, garante ao Estado uma excelente capacidade de investimento. Isso se reflete nos diversos investimentos estruturantes realizados nos últimos anos, visando o desenvolvimento econômico e social do estado.

Ranking do Indicador de Poupança Corrente no País

  1. Espírito Santo – 17,5%
  2. Mato Grosso – 14,9%
  3. Paraíba – 14,7%
  4. Amapá – 13,8%
  5. Goiás – 13,2%
  6. Rondônia – 12,4%
  7. Sergipe – 10,7%
  8. Mato Grosso do Sul – 10,7%
  9. Santa Catarina – 10,7%
  10. Maranhão – 10,5%

(Fonte: Compara Brasil/Aequus Consultoria)

Seja o primeiro a comentar on "Gestão fiscal da Paraíba é destaque nacional em 2023 e é 3º do País na relação receita versus despesa"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*