Por Douglas Corrêa
Esta é a primeira aquisição com a verba de R$ 1,2 bilhão liberada pelo governo federal para o estado do Rio de Janeiro. A compra, isenta de licitação, é baseada no Art. 25º, Inciso I da Lei 8.666, por conta da urgência e por ser a Companhia Brasileira de Cartuchos a única fornecedora nacional dos produtos, conforme orientação do Tribunal de Contas da União (TCU) ao Gabinete de Intervenção Federal.
O prazo de entrega dos itens é de 60 dias a partir da assinatura do contrato. Esta aquisição atende ao Plano Estratégico da Intervenção Federal do Rio de Janeiro, recuperando a capacidade operativa dos órgãos de segurança pública do Estado.
O GIF tem hoje cerca de 70 processos administrativos, com total aproximado de R$ 550 milhões, em fase interna de licitação na Secretaria de Administração do gabinete. Entre os itens previstos para compra estão 24.235 coletes balísticos, 10.955 armamentos (fuzis, pistolas, espingardas), 1.350 veículos, entre patrulhas, ônibus e viaturas de transporte de presos, além de 46 itens de materiais para a Polícia Técnica (entre eles analisador técnico de DNA, scanner tridimensional de local de crime e sistema automatizado de identificação de impressão digital).
Serão adquiridas também 7 mil unidades de equipamento de proteção individual (capacetes, escudos, conjunto de roupa de aproximação), 190 itens de materiais para manutenção preventiva de veículos, 65 itens de materiais de salvamento (pranchas de resgate e conjunto de salvamento veicular, entre outros) e 268.847 peças de fardamento.
Seja o primeiro a comentar on "Gabinete de intervenção vai comprar munição para polícia do Rio"